07 de agosto de 2022 Atualizado 18:55

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

Características de um professor verdadeiro

O verdadeiro professor sabe se relacionar, se comunicar, respeita os demais e possui empatia; leia o artigo de Ivan Maia

Por Ivan Maia

26 de julho de 2021, às 12h14 • Última atualização em 26 de julho de 2021, às 12h16

Professores verdadeiros, vocacionados para ensinar, instrutores, mestres, educadores, quantos desses nós temos no mundo? Quantos professores verdadeiros nós temos no Brasil? Mas quais são as características de um verdadeiro professor?

O verdadeiro professor é aquele que eu tinha quando era criança e adolescente. Eles ensinavam geografia, história, música, inglês, aritmética, física e etc. Não havia doutrinação dentro da escola. Eu nunca soube o que eles acreditavam, eles iam à escola para ensinar a matéria.

Os professores tinham carros novos, ganhavam bem, cumpriam seus horários, eram simpáticos, outros mais enérgicos, não eram perfeitos, mas eram modelos para mim e outras crianças que sonhavam em seguir a profissão de professor.

Havia uma ordem dentro das escolas. Fazíamos fila, cantávamos hinos e se naquela época alguém fosse à diretoria era algo que tínhamos pavor, porque havia respeito. Assim, a primeira coisa para compreender é: professores de verdade não doutrinam, professores de verdade ensinam.

O verdadeiro professor sabe se relacionar, se comunicar, respeita os demais, possui empatia. Ele também tem paixão por ensinar. Sabe quando é que você sabe que a pessoa sente amor pelo que faz? Quando você vê que os olhos da pessoa brilham quando ela fala em ensinar.

O professor nunca para de estudar, se aperfeiçoar. A formação é contínua, a pessoa não para de crescer, de buscar o conhecimento. Com um mundo em constante evolução não dá para ficar parado, a atualização deve ser constante.

Outro quesito é a organização e o planejamento. A minha esposa é professora e, nessa pandemia, as aulas passaram a ser online em todo Brasil. Então ela se organiza em fazer o planejamento, edição de vídeos e usa novas ferramentas tecnológicas. Vejo o compromisso dela em buscar fazer o melhor e considero essa característica fundamental no professor.

Criatividade e inovação são características imprescindíveis.

Já dizia Mark Twain: “Quando o único instrumento que você tem é o martelo, todo problema que aparece você trata como um prego”.

O verdadeiro professor entende que os seres humanos possuem três formas de aprendizado: visual, auditivo e cinestésico. O professor que busca conhecimento, criatividade e inovação cumpre seu papel com maestria. Parabéns aos professores de verdade! Deus irá recompensar vocês.

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.