21 de outubro de 2021 Atualizado 21:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

Características de um professor verdadeiro

O verdadeiro professor sabe se relacionar, se comunicar, respeita os demais e possui empatia; leia o artigo de Ivan Maia

Por Ivan Maia

26 jul 2021 às 12:14 • Última atualização 26 jul 2021 às 12:16

Professores verdadeiros, vocacionados para ensinar, instrutores, mestres, educadores, quantos desses nós temos no mundo? Quantos professores verdadeiros nós temos no Brasil? Mas quais são as características de um verdadeiro professor?

O verdadeiro professor é aquele que eu tinha quando era criança e adolescente. Eles ensinavam geografia, história, música, inglês, aritmética, física e etc. Não havia doutrinação dentro da escola. Eu nunca soube o que eles acreditavam, eles iam à escola para ensinar a matéria.

Os professores tinham carros novos, ganhavam bem, cumpriam seus horários, eram simpáticos, outros mais enérgicos, não eram perfeitos, mas eram modelos para mim e outras crianças que sonhavam em seguir a profissão de professor.

Havia uma ordem dentro das escolas. Fazíamos fila, cantávamos hinos e se naquela época alguém fosse à diretoria era algo que tínhamos pavor, porque havia respeito. Assim, a primeira coisa para compreender é: professores de verdade não doutrinam, professores de verdade ensinam.

O verdadeiro professor sabe se relacionar, se comunicar, respeita os demais, possui empatia. Ele também tem paixão por ensinar. Sabe quando é que você sabe que a pessoa sente amor pelo que faz? Quando você vê que os olhos da pessoa brilham quando ela fala em ensinar.

O professor nunca para de estudar, se aperfeiçoar. A formação é contínua, a pessoa não para de crescer, de buscar o conhecimento. Com um mundo em constante evolução não dá para ficar parado, a atualização deve ser constante.

Outro quesito é a organização e o planejamento. A minha esposa é professora e, nessa pandemia, as aulas passaram a ser online em todo Brasil. Então ela se organiza em fazer o planejamento, edição de vídeos e usa novas ferramentas tecnológicas. Vejo o compromisso dela em buscar fazer o melhor e considero essa característica fundamental no professor.

Criatividade e inovação são características imprescindíveis.

Já dizia Mark Twain: “Quando o único instrumento que você tem é o martelo, todo problema que aparece você trata como um prego”.

O verdadeiro professor entende que os seres humanos possuem três formas de aprendizado: visual, auditivo e cinestésico. O professor que busca conhecimento, criatividade e inovação cumpre seu papel com maestria. Parabéns aos professores de verdade! Deus irá recompensar vocês.

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.