21 de outubro de 2021 Atualizado 15:28

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

Busque a inspiração

Nós precisamos da inspiração para romper nossos limites e quebrar barreiras; leia o artigo do Ivan Maia desta semana

Por Ivan Maia

30 ago 2021 às 13:12

Você sabe o que é inspiração? O que inspira você e onde pode encontrar inspiração? As pessoas estão cada vez mais desmotivadas, tristes e sem perspectivas de encontrar algo que as inspirem, nesse sentido vamos compreender o que é a inspiração que você precisa.

Segundo o dicionário, a palavra inspiração significa a “capacidade criativa dos artistas, dos escritores, dos autores ou de outros profissionais: o criador jamais perde sua inspiração”. Nós precisamos da inspiração para romper nossos limites e quebrar barreiras, por isso o importante é nos superarmos a cada dia. Sempre digo que a nossa competição é com a nossa própria vida e não com os outros.

Você pode buscar a inspiração em um livro, ao ler uma frase, ler a Bíblia, encontrar histórias de pessoas que realizaram grandes feitos, pessoas que marcaram o mundo com a sua presença. Há uma frase que diz: “Sempre houve homens e mulheres que, ao dormir, sonharam em criar benefícios para a vida. O universo os tornou ricos espiritualmente e, como consequência, foram ricos em tudo que necessitavam para viver”.

Um dia alguém perguntou ao lutador Bruce Lee como ele lidava com as circunstâncias da vida, e ele disse: “Para o inferno com as circunstâncias, eu crio as minhas oportunidades”. Basicamente, existem dois tipos de mentalidades, os que enxergam a calamidade em cada oportunidade e os excelentes, que são uma pequena porção da humanidade.

As pessoas excelentes enxergam em cada calamidade uma oportunidade. Há certas coisas que vem de fora para dentro e que irão nos inspirar, outras nós teremos que ir ao encontro para buscar a inspiração, é via de mão dupla. Outra frase de Bruce Lee que pode lhe inspirar é: “Aquele que não sabe e pensa que sabe é tolo. Evite-o. Aquele que sabe e não sabe o que sabe está adormecido. Desperte-o. Aquele que sabe e não admite o que sabe é humilde. Guie-o. Aquele que sabe o que sabe é sábio. Siga-o”.

Então, quem é você? Em quais das categorias você se identifica? Cerque-se de pessoas e fontes de coisas que possam inspirar você. Somos bombardeados por notícias ruins o tempo todo, por isso é muito difícil parar para se inspirar em algo, pois estamos sempre na correria e não paramos para obter uma atitude atenta e reflexiva sobre os detalhes que nos cercam.

É importante treinar o seu olhar para as coisas que inspiram, mas também é necessário verificar o que impede de ver a vida por outro ângulo. Muitas vezes estamos acostumados a ter apenas um olhar sobre determinada situação, mas quando paramos, refletimos e buscamos algo para inspirar a nossa forma de ver as coisas, elas passam a ter outro sentido.

Por outro lado, busque a motivação que só depende de você e de mais ninguém. Ela está ligada ao nosso propósito de vida, metas e objetivos. Afinal, mesmo quando temos muito claro o caminho a ser trilhado, às vezes precisamos descansar a mente e buscar o equilíbrio para continuar a nos inspirar cada vez mais.

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.