24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Patrik Camargo Neves

Vale mesmo a pena manter as irregularidades na sua empresa?

Há inúmeras oportunidades de se aproveitar de benefícios fiscais absolutamente legítimos

Por Patrik Camargo Neves

14 de junho de 2021, às 17h00 • Última atualização em 16 de junho de 2021, às 18h32

Quantas vezes você já ouviu alguém dizendo que não dá pra fazer tudo certinho quando se é empresário? Ah, mas seu for pagar todos os impostos é melhor fechar. Não tem como registrar todos os funcionários pela CLT. Se eu pagar todos os encargos trabalhistas é melhor fechar e trabalhar de empregado para os outros. É mesmo? Garanto que não é.

Avalie, planeje, ajuste. Dá para jogar o jogo dentro das regras – Foto: Divulgação

Concordo que nossa carga tributária é altíssima. Mas não concordo que não dê para levar sua empresa com o planejamento adequado para pagar menos impostos sem precisar burlar a lei. Há inúmeras oportunidades de se aproveitar de benefícios fiscais absolutamente legítimos, desoneração da folha de pagamentos prevista em lei e muitas outras possibilidades que o regramento tributário oferece a partir da natureza da sua empresa, o enquadramento fiscal, o ramo de atividades etc. Mas o fato é que é sempre mais barato não pagar o imposto do que pagar o imposto barato. O problema é que essa conta não fecha.

Não estou falando que pagar os impostos não fecha a conta. Estou dizendo que sonegar os impostos faz a conta não fechar. E não fecha por vários motivos. O primeiro deles é que tudo que você vem conquistando pode ser perdido rapidamente se a sua empresa for autuada e você tiver que responder por sonegação fiscal. As multas são pesadas e ficam ainda piores quando são cobradas em juízo. As multas do ministério do trabalho também são pesadíssimas. Isso coloca em risco tudo que você vem conquistando ou acha que vem conquistando.

Pelo menos faça as contas. Peça para o seu contador simular quais seriam os custos reais se tudo fosse registrado corretamente, se todos os funcionários tivessem seus pagamentos devidamente registrados no holerite. É claro que vai ser mais caro do que é hoje. Mas será mais correto. E você não estará abrindo mão de ganhos. Estará evitando perdas seríssimas no futuro.

Cada vez menos os atalhos levam para um lugar bom. Acredite: vale a pena trabalhar do jeito certo. Você, como empresário, tem o direito de colher os frutos dos seus esforços, dos enormes riscos que você corre. Não abra mão deste direito fazendo economias estúpidas, repetindo padrões irracionais e enviesados de outras empresas, outros setores e outros tempos. Avalie, planeje, ajuste. Dá para jogar o jogo dentro das regras, porque na maiorias das vezes, dá para mudar o jogo ou as regras. E se depois de fazer as contas, planejar, avaliar todas as possibilidades, ainda não der para ajustar tudo? Ajuste o que der. Mas seja sincero com você mesmo: não dá para fazer certo ou você não quer fazer certo?

Patrik Camargo Neves

Advogado de Americana, especialista em direito empresarial, aborda o cotidiano e os desafios de empreender em textos às segundas