18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Uma questão de princípios

Por Katya Forti

10 de maio de 2022, às 08h13

“Um eterno aprendiz”. Quanta sabedoria contida em curta frase. Gonzaguinha foi um dos grandes nomes da música popular brasileira. Exímio poeta que convertia em acordes e melodias os mais belos hinos de amor à vida. O que somos todos nós, senão eternos aprendizes na infindável galeria do tempo?

Ora caminheiros errantes, ora convictos de onde nossos passos irão chegar. Mas aprendendo sempre. A cada pausa para o descanso. A cada novo recomeço.

Todos aprendemos uns com os outros. Os mais jovens com os mais experientes, os pais com os filhos – crianças que dão uma verdadeira aula de como agir em certas situações – sobretudo nas questões relacionadas ao computador. Embora seja este apenas um dos assuntos que dominam com maestria.

São capazes de absorver a informação em curto espaço de tempo. Vieram ao mundo com uma capacidade incrível de reter informações e com uma inteligência acima da média. Alguns se revelam pequenos notáveis e surpreendem os adultos quando lhe são dadas as oportunidades para expor aquilo que sabem.

Gonzaguinha já dizia nesta mesma canção: “eu fico com a pureza da resposta das crianças”. Lembrei-me de uma propaganda.

Na cena, a mãe alheia ao ambiente, saboreando um suco de frutas, enquanto o pai estava de queixo caído ao observar a destreza de seu filho ao piano. Não tinha a criança mais do que 3 anos. Em questão de segundos dedilhou uma bela canção. O pai no final das contas ficou com cara de “ah é”. Não conseguia atinar para seu filho tocando daquela maneira, com tanta habilidade.

Aprendamos a olhar para dentro de nós, enxergando e desalojando o homem velho que lá repousa há muito tempo. Aquele que é resistente às mudanças e não vai em busca daquilo que precisa para que sua existência faça algum sentido. “Viver, e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar. A beleza de ser um eterno aprendiz”.

Katya Forti é pedagoga e escritora.

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.