28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Um problema a menos

Por Da Redação

06 de junho de 2020, às 07h00 • Última atualização em 08 de junho de 2020, às 07h53

Já tem sido complexo e trabalhoso para qualquer cidade ter que conviver com a presença de uma ameaça pouco conhecida e perigosa como a Covid-19. Uma doença que já mata um brasileiro por minuto. Seria, então, muito pior se a convivência se desse, por estes dias, com um velho conhecido da região: o Aedes aegypti.


Estatísticas trazidas pelo LIBERAL, entretanto, mostram que esta possibilidade parece cada vez menor. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em Americana, o número de casos de dengue deve ficar bem abaixo dos últimos anos, felizmente.


Entre 2014 e 2020, o município conviveu com três epidemias, sendo que a última ocorreu justamente no ano passado, quando a circulação de um sorotipo diferente infectou muita gente que não tinha imunidade. Mas se em 2019, a essa altura, o número de contaminações já chegava a 4,2 mil, neste ano, entre janeiro e maio, a cidade soma “apenas” 337 casos.


O baixo volume de chuva, o que dificulta a proliferação das larvas do mosquito em águas paradas, e a imunidade ao sorotipo do vírus que continua a circulando são alguns dos fatores que ajudaram nas estatísticas em 2020. Neste ano, a cidade também conta com a atuação de uma empresa terceirizada, que visita imóveis para orientar e identificar possíveis criadouros.


Com a chegada do inverno, a tendência é a redução no número de casos. Conforme as séries estatísticas da doença na cidade, as contaminações despencam em junho e praticamente se transformam em um ou dois dígitos nos meses seguintes.


Mas, se por um lado a notícia é positiva, por outro é fundamental que a população tenha consciência que as epidemias coincidem, geralmente, com um afrouxamento da prevenção quando a doença está “em baixa”. Portanto, não é preciso um novo surto para que o combate seja levado a sério. É preciso mantê-lo constante.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.