29 de julho de 2021 Atualizado 09:00

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Um ano marcado por poucas certezas

Por Redação

21 mar 2021 às 08:58

Americana abre neste domingo a semana em que será completado um ano desde a confirmação do primeiro caso positivo do novo coronavírus (Covid-19). De lá para cá, de acordo com balanço baseado na distribuição diária de boletins da prefeitura sobre a pandemia, oficialmente 326 pessoas perderam a vida em decorrência da doença no município.

Não são números, mas sim histórias abreviadas por um mal invisível e sobre o qual ainda não temos domínio, apesar do início, mesmo que a passos lentos, da vacinação, especialmente de idosos e profissionais de saúde. Isso sim, o desenvolvimento de imunizantes em tempo recorde, um feito e tanto da ciência em meio ao caos sanitário.

Após 365 dias, sobram mais dúvidas do que certezas sobre o que está por vir. As 326 histórias mencionadas, porém, não deixam esquecer a certeza da necessidade de conscientização permanente. A adoção de medidas de etiqueta sanitária na rotina de cada um, cantada em verso e prosa desde março do ano passado, permanece atual como se fosse um hit recém lançado.

É nesse comportamento que mora o compromisso de proteção a si mesmo e ao próximo, enquanto governos derrapam na curva e se equilibram entre interesses díspares quando sentados à mesa para discutir o que fazer e o que não fazer para que esse espetáculo de horror saia de cartaz.

Americana e suas vizinhas do Polo Têxtil prometem ampliação do controle sobre o toque de recolher em vigor das 20h às 5h, diariamente, ao menos até o próximo dia 30. Não acompanham, porém, o formato especificamente adotado por Campinas, que montou até barreiras nas ruas e estabeleceu multas para quem promover encontros presenciais.

Nesta quarta-feira, os gestores voltam a debater o cenário regional. E esta semana pode ficar mais difícil de ser digerida de acordo com o que for necessário para frear a ampliação dessas 326 histórias.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal