21 de outubro de 2020 Atualizado 11:29

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Troca essencial

Por Redação

12 ago 2020 às 08:00 • Última atualização 11 ago 2020 às 21:38

Importante o passo divulgado pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana sobre a troca da rede de água do bairro São Vito. Apesar do tom hiperbólico da direção da autarquia, de que a obra garantirá abastecimento na região pelos próximos 100 anos, soa como bela melodia o fato de que a administração municipal pretende mexer em encanamentos que há muito precisam de substituição.

Porém, antes de o projeto ser colocado em prática, é necessário que um financiamento com a Caixa Econômica Federal – em fase final – seja concluído. Assim que for autorizado, a autarquia abrirá a licitação e a expectativa é de que a obra leve de 8 a 12 meses.

O empréstimo já recebeu aval por meio de um projeto de lei aprovado pela câmara no dia 9 de julho, e também será utilizado para adequação da estação elevatória de esgoto do Balneário Salto Grande e a execução de nova linha de recalque. Os valores envolvidos podem chegar a R$ 10 milhões.

Como o LIBERAL mostrou nesta terça-feira, o empréstimo será feito junto ao Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), que prevê dois anos de carência para começar a pagar. O prazo para quitação é de dez anos.

Este jornal não se cansa de escutar e divulgar reclamações da população sobre falta de água e problemas técnicos no sistema de abastecimento. Bairros antigos, como São Vito, Nova Americana e Jardim São Paulo, sofrem com uma rede ultrapassada.

“Não é porque não tem água no reservatório, é porque a água não chega na casa das pessoas”, define o superintendente do DAE, Carlos Gimenez Zappia, ao comentar os encanamentos de ferro.

Fica a expectativa para que o trabalho no São Vito realmente avance e que mais regiões de Americana sejam contempladas. Afinal, além de direito essencial, água é um recurso cada vez mais escasso e que não pode ser desperdiçado.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.