24 de julho de 2024 Atualizado 21:55

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Troca de comando na Esquadrilha

Por Carlos Roberto Bertollo

19 de dezembro de 2023, às 10h02 • Última atualização em 19 de dezembro de 2023, às 10h03

Um tema que me fascina e traz alegria é escrever sobre a FAB (Força Aérea Brasileira), especialmente do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), a mundialmente conhecida Esquadrilha da Fumaça. E neste contexto, o EDA, encerrando as atividades em 2023, realizou no dia 11 de dezembro, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, a cerimônia de passagem de comando.

Presidida pelo tenente-brigadeiro do ar, Ary Soares Mesquita, em solo, o tenente-coronel aviador Daniel Garcia Pereira passou o distintivo de líder do Esquadrão ao tenente-coronel aviador Juliano Augusto Souza Nunes. Em voo, houve a passagem de liderança, com os sete aviões A 29 Super Tucano dispensando fumaça com as cores da bandeira do Brasil. O tenente-coronel Garcia ficou à frente da formação em voo de dorso e passou a liderança ao seu sucessor.

A cerimônia é realizada a cada dois anos, tempo que o oficial permanece no comando. Os demais oficiais aviadores ficam na equipe por quatro anos. O tenente-coronel aviador Garcia ingressou na equipe em 2012, permanecendo até 2018. Ele voou nas posições #5, #6 e #7. Retornou à esquadrilha em 2019, na função de oficial de operações e em dezembro 2021 assumiu o comando do Esquadrão.

O tenente-coronel aviador Nunes ingressou na FAB em 1999 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Em 30 de abril de 2004 chegou a ser promovido de aspirante a oficial. Teve passagem pela fumaça de 2016 a 2021. Na ocasião voou na posição #4 e agora retorna como líder de voo e comandante do esquadrão.

Desejamos ao tenente-coronel aviador Nunes e sua equipe sucesso nesta nova jornada. Ao tenente-coronel aviador Garcia nossa gratidão pelos longos anos dedicados à Esquadrilha da Fumaça. Que Deus os ilumine e os proteja sempre. Fumaça Já e sempre.

Carlos Roberto Bertollo
Estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.