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Presença Digital

Três motivos para investir em SEO em 2022

Técnica faz com que sua empresa ou produto sejam encontrados nas primeiras posições no Google de maneira totalmente orgânica

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

03 de dezembro de 2021, às 10h19 • Última atualização em 03 de dezembro de 2021, às 10h20

Ao falarmos de marketing digital, a maioria dos empresários têm um desejo em mente: fazer seu negócio bombar no Instagram.  Não adianta, por mais que a Internet seja muito mais que essa rede social, o Instagram se tornou a rede social número 1 para a grande maioria das empresas.

Isso não é nenhuma surpresa, já que ele conta com mais de 1,2 bilhões de usuários e continua a crescer. Por falar nisso, o Brasil é o 3º país com mais usuários ativos no Instagram em 2021.

Na nossa consultoria também temos essa percepção. Só para você ter uma ideia, de todos os artigos do blog da nossa empresa, o que fala sobre crescimento do Instagram, tem sozinho, mais de três mil acessos orgânicos mensalmente!

Mas, se nós dissermos a você que a verdadeira mina de ouro da Internet não está diretamente ligada às redes sociais e que poucos empresários têm ao menos consciência de sua existência?

Estamos falando de estratégias de SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), que são técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. São elas as responsáveis por apresentar a você um conteúdo específico quando você faz alguma pesquisa em um buscador como o Google.

Essas técnicas são muito importantes porque através delas você consegue fazer que sua empresa ou produto seja encontrado nas primeiras posições no Google e outros buscadores, de maneira totalmente orgânica, isto é, sem investimento em tráfego (impulsionamento), quando um possível cliente fizer uma pesquisa sobre um determinado assunto que tenha ligação com seu negócio.

São inúmeras as vantagens de desenvolver uma estruturada estratégia de SEO. Abaixo destacamos algumas delas:

1. Aumenta as visitas do seu site

Sempre dizemos que o site continua sendo a principal ferramenta da sua empresa na Internet. Ele é o seu verdadeiro patrimônio digital, pois, ao contrário das redes sociais que tem dono e podem mudar suas regras da noite para o dia, impactando diretamente seu desempenho, o site é propriedade sua.

Dessa forma, otimizar seu site com técnicas de SEO de maneira consistente, fará com que ele seja encontrado quando os potenciais clientes procurarem uma solução que sua empresa possa atender. Assim, essas técnicas trarão um aumento considerável  de visitas no seu site e consequentemente possibilitará que sua empresa venda muito mais.

2. Sua empresa torna-se referência no mercado

Todos os dias, as pessoas buscam por informações relevantes, soluções de problemas e dicas para melhorar o seu dia a dia. E, se neste momento, seu site aparecer na primeira página do buscador, fará com que sua empresa aumente a relevância perante seus potenciais clientes.

Também não podemos esquecer que com o SEO, o tamanho da empresa não reflete nos resultados, mas sim um trabalho constante e estruturado por parte da empresa. Essa realidade representa uma grande oportunidade para pequenas e médias empresas, já que através de técnicas de SEO, podem disputar de igual para igual com grandes empresas a possibilidade de serem reconhecidas como referência em seu mercado de atuação na Internet, tudo isso sem ter que investir em anúncios.

3. Sua empresa estará preparada para pesquisas com voz

Graças a inovações como o Google Assistant, a Siri da Apple e a Alexa da Amazon, a tecnologia de busca por voz já está cada vez mais acessível e sendo utilizada no dia a dia das pessoas. Somente no Brasil, em 2020 houve um aumento de 47% nesse tipo de serviço.

Conforme a tecnologia foi aprimorada, ela também se tornou mais popular e hoje é muito comum as pessoas fazerem pesquisa por voz quando necessitam buscar alguma informação na Internet. Dessa forma, posicionar seu site através de técnicas de SEO poderá fazer toda a diferença para que sua empresa seja encontrada pelo seu público.

Estes são alguns dos muitos motivos para sua empresa começar uma estratégia de SEO o mais rápido possível.

É importante lembrar que esse processo não é como uma corrida de velocidade, mas sim muito mais parecido com uma maratona, ou seja, na maioria das vezes, são necessários de 6 meses a um ano de trabalho para que um projeto de SEO apresente resultados consistentes.

De qualquer forma, os ganhos a médio e longo prazo compensam todo tempo e esforço investido.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana