29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Três livros infantis para leitores de todas as idades

Blog Pelas Páginas da Literatura recomenda obras divertidas para os pequenos e que possuem profundidade para os adultos

Por Marina Zanaki

05 de outubro de 2021, às 11h13

O blog Pelas Páginas da Literatura retorna de um breve período de férias com recomendações de três livros infantis que podem ser lidos por pessoas de todas as idades. Isso porque são divertidas para os pequenos, mas também possuem profundidade para os adultos, seja pela mensagem, seja pela própria qualidade literária.

“Uma noite na praia”, por Elena Ferrante

A pequena Mati ganha um gatinho de presente do pai e, empolgada com a novidade, esquece sua boneca preferida na praia. A história é contada pelo ponto de vista do brinquedo, que passa uma noite assustadora na areia tentando voltar para a casa. A autora italiana é considerada uma das maiores escritoras contemporâneas, e como grande fã dela, procurei até mesmo seu livro para crianças. A obra tem toques de suspense e terror, mas sem deixar de lado a leveza infantil.

“A alma perdida”, por Olga Tokarczuk

O ritmo acelerado da vida de um homem faz com que sua alma se perca e fique para trás. No caminho para reencontrá-la, ele vai rever suas escolhas. O livro é da escritora polonesa ganhadora do Nobel de Literatura e belamente ilustrado pela premiada Joanna Concejo. A história é simples, mas provoca reflexões importantes sobre como usamos nosso tempo.

“A parte que falta encontra o grande O”, por Shel Silverstein

Há alguns anos, fez muito sucesso um vídeo da youtuber Jout Jout sobre o livro “A parte que falta”. Descobri recentemente que existe uma sequência da obra, e na minha opinião é ainda melhor. De maneira poética, o autor nos convida a pensar sobre amor próprio, completude e relacionamentos. É um livro para ler várias vezes e presentear alguém especial.

Fiz o texto por conta da proximidade com o Dia das Crianças, mas confesso que conheço pouco de literatura infantil. Sei que existem muitas obras por aí que tocam em temas importantes como diversidade e representatividade.

Conhece algum livro infantil que deveria estar nessa lista? Envie as sugestões para marina.zanaki@liberal.com.br, vou adorar conhecer!

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.