11 de outubro de 2024 Atualizado 22:14

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Trânsito: quais as propostas?

Por Redação

11 de agosto de 2024, às 08h13 • Última atualização em 11 de agosto de 2024, às 08h14

O período eleitoral, que se acirrou após as convenções encerradas na última semana, deve intensificar o debate pelo desenvolvimento dos municípios. Ao eleitor, candidatos a prefeito e ao Poder Legislativo precisam apresentar propostas para melhorar a vida dos cidadãos locais. As cidades, é bem verdade, têm suas particularidades. Em Americana, por exemplo, a questão do abastecimento de água é tema fundamental que deve ser tratado pelos concorrentes. Mas, tal como em outras cidades, há outro assunto que exige uma discussão mais incisiva: o trânsito.

Tanto de maneira perceptiva quanto em termos estatísticos, há uma evidente piora do trânsito na região. A pandemia reduziu a demanda e oferta do transporte público, tirando muita gente dos ônibus coletivos para veículos particulares. Outros passaram a utilizar mais os serviços dos aplicativos de transporte. E muitos hoje preferem se deslocar em uma moto. As frotas crescem, as ruas se “estreitam” e, cada vez mais parece haver uma deterioração do comportamento dos motoristas no trânsito.

Em Americana, os flagrantes de imprudência se dão aos montes. Motociclistas furam os sinais vermelhos em plena luz do dia, carros fazem conversões proibidas em ruas e avenidas e motoristas se distraem nos celulares mesmo circulando em trechos movimentados. Sem contar o desrespeito ao comportamento básico no trânsito: dar seta, respeitar as faixas de rolamento, trafegar em velocidade compatível com a via, e por aí vai.

Não por acaso, os números da mortalidade teimam em sustentar quedas sucessivas. Oscilam de ano a ano, acumulando vítimas da imprudência. De 2015 até agora, segundo dados do governo estadual, mais de mil pessoas já perderam a vida no trânsito.

A segurança para se locomover, seja em uma bicicleta ou dentro de um ônibus, precisa estar na pauta de quem quer ser uma liderança pública. Alternativas e incentivos ao transporte público, novos projetos viários e uma fiscalização mais incisiva são necessárias, já que campanhas sazonais não demonstram grande efetividade. Cobremos nossos candidatos. 

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.