13 de julho de 2024 Atualizado 00:27

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Tecnologia na dupla cidadania

Por Rafael Gianesini

13 de outubro de 2023, às 09h10

Para muitos dar entrada no processo de dupla cidadania é o primeiro passo para conquistar um segundo passaporte e ter a oportunidade de viver no exterior. Porém, isso também abre portas para aqueles que desejam resgatar memórias familiares e se sentir ainda mais próximos dos seus antepassados.

Não à toa que no último ano houve um aumento de 194 mil novos brasileiros morando no exterior, segundo informações divulgadas recentemente pelo Ministério das Relações Exteriores. Em outras palavras, esse procedimento que antes não era tão conhecido tem sido alvo de buscas por um grande número de pessoas.

Diante da alta demanda, muitos podem se questionar se existe a possibilidade de ter acesso a um processo de dupla cidadania totalmente automatizado e, claro, transparente. E a resposta é: sim! Hoje, existem empresas capazes de oferecer um processo moderno e democrático por meio de soluções inovadoras.

Com o apoio de plataformas digitais, o público tem a possibilidade de acompanhar de perto como está o andamento dos seus processos e solucionar suas dúvidas de uma forma rápida e simples. Já que por meio do aplicativo eles têm todas as informações relacionadas às etapas do processo, seus documentos, certidões e até a sua árvore genealógica.

Tudo isso acontece graças à tendência de digitalização de inúmeros processos, que vem ganhando espaço nos últimos anos. Por meio disso, todos têm a oportunidade de terem acesso a esses processos de forma ágil e de qualquer lugar do mundo.

Agora, o processo de retirada da dupla cidadania não precisa mais ser considerado um sonho distante. Com a ajuda da tecnologia, a burocracia foi deixada de lado e tudo passou a ser conduzido de forma simples, rápida e o mais importante: transparente. 

Rafael Gianesini
Co-fundador da Cidadania

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.