06 de maio de 2021 Atualizado 23:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano & Existência

Superlua e CPF

O brilho fascinante da lua rosa é um forte apelo vindo céus; leia a coluna do blog Cotidiano & Existência

Por Gisela Breno

27 abr 2021 às 13:34

Os astrofísicos, utilizando os métodos precisos das Ciências Exatas que só admitem princípios, consequências e fatos rigorosamente demonstráveis, sabem como ninguém dar as razões pelas quais a lua ontem, a partir do por do sol, está mais brilhante.

“Superlua” é qualquer lua cheia que ocorre enquanto ela está a 90% ou mais do momento de maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.

O Perigeu acontece regularmente a cada 28 dias, mas a ocorrência da Lua cheia nesse momento é mais rara. Em 2021 isso só vai acontecer duas vezes; a próxima ocorrerá no dia 26 de maio, quando o lindo satélite da Terra estará mais próximo de nós.

Mas, para mim, ignorante também neste sentido, esse brilho fascinante da lua rosa (assim denominada por tribos indígenas que marcavam a passagem do tempo pelas luas cheias e a de abril é “rosa” porque surge na mesma época que as flores róseas da Phlox Subulata, colorem os campos) tem outra explicação.

Nestes tempos marcados por violências inomináveis, onde a cada 23 minutos morre um jovem negro no Brasil, a cada 24 horas ocorrem 4 feminicídios, crianças são brutalmente assassinadas em todos os cantos do País, onde a fome e o desemprego batem vergonhosos e inaceitáveis recordes e, até o dia de hoje, o número de mortos pela Covid-19 ultrapassa 390.000, a lua cor de rosa (sangue misturado com lágrimas) é um forte apelo vindo céus.

Pois olhando para o Alto seremos tocados pela luz que alimentará em nós a convicção de que viemos a esse Planeta para praticarmos a solidariedade, a compaixão, a justiça e o amor inscritos em nosso DNA humano.

Dessa forma, ninguém, nem o mais desprezível ser humano, será capaz de rir diante de um único CPF que foi desafortunadamente cancelado. Um CPF mais do que um número carrega a história de uma pessoa que foi e sempre será o amor de alguém.

Gisela Breno

Professora, Gisela Breno é graduada em Biologia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e fez mestrado em Educação no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). A professora lecionou por pelo menos 30 anos.