15 de julho de 2024 Atualizado 23:10

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Sons corporativos e a produtividade

Por Wesley Lima

02 de janeiro de 2024, às 10h44

Ao longo da minha trajetória tenho desenvolvido e defendido com fervor um conceito que acredito ser fundamental para o bem-estar e a produtividade no ambiente de trabalho: a consciência sonora. Hoje, gostaria de compartilhar com vocês essa paixão.

Inúmeros estudos científicos corroboram a ideia de que a intenção de uma pessoa tem um impacto profundo, muitas vezes ligado aos sons que ela emite por meio de palavras e ações. Talvez você já tenha ouvido falar do famoso estudo do cientista Masaru Emoto, no qual ele xinga um pote de arroz, despreza outro e elogia o terceiro. Esse experimento, viralizado por muitos youtubers, demonstra que a intenção de um líder em relação à sua equipe, dependendo do seu estado de espírito e humor, influencia diretamente na produtividade de toda a equipe.

O som no ambiente de trabalho desempenha um papel crucial em nossa capacidade de concentração, criatividade e eficácia. Pessoas falando ao nosso redor, ruídos de britadeiras, carros passando e martelos batendo são prejudiciais. A verdade é que a criatividade que pode mudar o mundo frequentemente nasce do silêncio.

Estudos mostram que a produtividade pode cair a uma média de 66% quando somos cercados por sons insalubres. Já os sons da natureza têm um impacto profundamente positivo em nosso bem-estar. Atualmente, locais em que várias pessoas falam ao mesmo tempo, como centrais de telemarketing, são considerados prejudiciais à saúde mental. O estresse e a pressão sonora levam a níveis de esgotamento.

Nós todos podemos adotar uma abordagem mais consciente em relação ao som em nossos ambientes de trabalho. Ao fazê-lo, não apenas elevamos nossa própria produtividade, mas também demonstramos um profundo respeito e cuidado por aqueles que nos cercam. 

Wesley Lima
Músico e terapeuta sonoro

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.