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Presença Digital

Seu público está mudando e você também precisa mudar

O céu é o limite para quem tem estratégia, planejamento e sobretudo uma visão empreendedora

Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti

16 abr 2021 às 07:00 • Última atualização 16 abr 2021 às 07:39

Quando o assunto é marketing, as coisas mudaram muito depois da internet. Há algumas décadas, a divulgação bastava apenas na rádio da cidade, revistas, TV e aqueles que não tinham verba, faziam panfletos. Mas, hoje em dia, o seu público já não está mais em peso nessas mídias.

As relações comerciais se intensificaram com a internet e as inovações que ela trouxe. Hoje, o marketing é digital e quem abrir mão disso corre muitos riscos de perder mercado, pois a concorrência certamente vai aproveitar esta oportunidade.

Todavia, não há motivos para reclamar, pois a tecnologia nos trouxe muitas coisas boas, inclusive, agora empresas de todos os portes e segmentos podem usar essa ferramenta para divulgar o seu negócio. O céu é o limite para quem tem estratégia, planejamento e sobretudo uma visão empreendedora.

O que uma empresa deve fazer para acompanhar o seu público?

A resposta certa é: a empresa precisa apostar na interação com o cliente e, para isso, ela deve permanecer onde o cliente estiver.

Um ponto muito importante é que atualmente os clientes são bem informados. Eles sabem pesquisar e sempre estão atentos às novidades do mercado. Por isso, os gestores precisam preparar mais suas equipes de atendimento e ampliar as redes de interação com estes potenciais compradores.

Atrair clientes e conseguir fechar negócio pode ser um caminho mais longo a percorrer, pois todas estas plataformas de divulgação deixaram mais fácil a consulta à concorrência. Veja o que o seu negócio precisa para se manter sólido no mercado e ainda crescer:

Investir no Marketing de Conteúdo

Sites, redes sociais, blogs e portais, uma infinidade de conteúdo para todos os lados. É fato afirmar que somos bombardeados de informação, mas acredite, este é o caminho para que o cliente te encontre e se interesse pelo seu produto ou serviço.

O conteúdo direcionado traz um público selecionado para o seu perfil de negócio de uma forma bem mais natural, sem anúncios pagos ou classificados.

Uma pesquisa realizada pela Provokers Brasil mostra que 95% dos brasileiros usam o Google e pesquisam sobre as empresas antes de comprar com elas. Outros 68% descobriram uma nova loja pesquisando no buscador e 77% gostam de ler comentários e avaliações de outros consumidores.

Todas essas informações se concentram na internet e para que uma empresa seja encontrada no buscador, ela precisa produzir conteúdo relevante para seu tipo de negócio. Ou seja, é necessário “marcar presença“.

É claro que para isso é essencial que a empresa tenha um bom site e blog, otimizados para o Google.

A produção de conteúdo pode ser feita através de artigos, vídeos, stories e transmissões ao vivo.

Use as redes sociais a favor do seu negócio

Antes de decidir qual delas é mais vantajosa para sua empresa, é importante testar.

Do ponto de vista comercial, as redes sociais mudaram a forma de interação entre a empresa e público alvo. Antigamente, as companhias mal sabiam quem eram os seus clientes, mas isso mudou.

Nos tempos atuais, as empresas devem se comunicar de maneira ágil com o público, bem como falar a língua deles, se quiserem ver essas mídias como um potencial de aumentar as vendas.

Portanto, Instagram, Facebook e WhatsApp devem ser vistos como uma forma de plantar as primeiras sementes no mundo virtual. Desta forma, com o tempo será possível atrair mais clientes e fechar bons negócios.

Como atuar bem na internet e redes sociais?

Muitas empresas relutam em entrar nas redes devido ao medo de cometer erros ou não saberem como conduzir o conteúdo. A questão é que existem técnicas para fazer isso de forma gradual e crescente, até que os resultados comecem a aparecer.

Entenda o que deve ser feito:

  • Traçar estratégias – planejar o conteúdo e organizar os processos;
  • Conhecer o seu público – analisar o comportamento do consumidor, quais são suas dúvidas, medos, expectativas com relação ao que sua empresa oferece;
  • Entregue a solução que o cliente procura – as redes sociais são excelentes para a percepção disto;
  • Aplique um ciclo básico para produzir conteúdo – o chamado funil de vendas (atenção, interesse, desejo e ação);
  • Diversifique o conteúdo – somente uma pequena porcentagem deve ser conteúdo institucional, o restante precisa abordar sobre os interesses do público com relação aos seus produtos ou serviços;
  • Marque sua presença online regularmente – tenha um calendário com dias e horários. É fundamental que o público perceba que a empresa tem um compromisso com eles;
  • Tenha organização e foco no marketing digital;
  • Invista no engajamento qualificado – não destine esforços para ganhar seguidores, mas sim, clientes: pessoas realmente interessadas no que sua empresa oferece;

Por fim, tenha um bom aliado para conquistar um público fiel. Uma assessoria especializada em Marketing Digital pode fazer toda a diferença.


Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana