15 de julho de 2024 Atualizado 10:39

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Será que é crise da meia idade?

Por Daniel Machado

15 de setembro de 2023, às 08h03

Homens e mulheres vivem a crise da meia idade, mas de maneiras específicas. De uma forma geral ela é caracterizada como uma fase da vida, um período de transição. Por isso, muitas vezes, é nomeada “a passagem do meio”, “a metade da vida”. Muitos teóricos da psicologia chamam de uma espécie de “adolescência” da vida adulta.

Justamente porque é um período de ebulição naquilo que a gente chama de passagem da primeira para a segunda metade da vida. A primeira metade vai do nascimento até, mais ou menos, os 40, 50 anos, varia muito.

A segunda metade da vida é um período em que o ser humano lida com questões que não foram resolvidas na primeira fase. Com ela começa a aparecer, por exemplo, o medo do envelhecimento e o medo da morte.

Nesse período, geralmente, os pais começam a adoecer ou falecem. Aparece então um certo pavor, pânico de enfrentar essa segunda metade da vida.

A crise da meia idade não é uma questão muito cronológica, e sim de desenvolvimento psicológico. Por exemplo, um dos primeiros sinais é essa insatisfação generalizada, com tudo o que se tinha numa vida comum até aqui, e que, de repente, começa a tornar a vida mais cinza.

A isso existe uma certa nostalgia associada ao passado. Coisas que estavam lá atrás começam a ser desenterradas. E, por causa de um processo de transição para a segunda metade da vida, pode-se colocar a perder muito das suas conquistas. Então, é preciso ter muito cuidado, porque, muitas vezes, o problema não é o casamento, o emprego, aquilo que se conquistou na primeira metade da vida, mas justamente essa ebulição.

Vale a pena procurar uma ajuda terapêutica. O acompanhamento psicológico é muito importante nessa fase, quando chega a crise da meia idade, para que se viva bem essa transição, a adolescência da vida adulta.

Daniel Machado
Membro da Comunidade Canção Nova e formado em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.