07 de março de 2021 Atualizado 20:39

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Blog da Eclética - por Jucimara Lima

Sem Cerimônias com: Carlos Arthur Gomes Martins

Por Jucimara Lima

25 nov 2020 às 09:02

Carlos Arthur incentiva praticantes de corrida a doarem sangue por meio de campanha especial - Foto: Divulgação

O americanense Carlos Arthur Gomes Martins é professor de Educação física e idealizador da campanha “Corredor Doador Compartilhe Vida”, uma campanha que visa a doação de sangue por parte de corredores, a partir dos 16 anos. Com a ajuda do parceiro João Simões, que também é educador físico, Arthur tirou a ideia do papel em setembro, quando mais de 100 pessoas fizeram suas doações a partir dessa iniciativa inspiradora, que merece ganhar destaque na nossa seção Sem Cerimônias, e que já está com a segundo edição em pleno vigor, com prazo de encerramento no dia 18 de dezembro. Confira!

Qual é a proposta da campanha? 

Incentivar esse gesto humano de solidariedade e amor ao próximo que é a doação de sangue. Saber que estamos salvando vidas é muito gratificante. Ainda mais quando associamos esse gesto com a prática esportiva, que é uma maneira de fazer com que as pessoas tenham hábitos mais saudáveis com seu corpo.

Qual é a expectativa para a segunda edição da campanha? 

Nossa expectativa é sempre ultrapassar a meta já alcançada, principalmente agora no final do ano, momento em que os bancos de sangue mais precisam de doações.

Por que o tema doação de sangue tocou seu coração?

 Há dois anos meu irmão descobriu uma doença rara que necessitava receber sangue de 1 a 2 bolsas por dia, além das plaquetas. Nessa época, chegou um momento que o hospital não tinha estoque de sangue. Foi aí que começou essa vontade de mobilizar as pessoas em relação à doação.

Como será essa segunda edição da campanha? 

Para participar basta fazer a doação de sangue, pegar o comprovante e enviar uma foto para nosso Instagram, com nome completo e CPF. Além disso, é preciso realizar uma corrida (6 km, 12 km ou 21 km), enviar o print da distância (app de corrida) junto ao comprovante, lembrando que a distância é baseada por nível de treinamento do doador. Concluído o desafio, nós presenteamos os participantes com uma linda medalha. Para mais dúvidas, estamos à disposição na nossa página no Instagram: @corredor_doador.

Para quem ainda não faz doação de sangue, qual o recado que você daria?

 Sei que muitos tem medo de doar sangue, eu tinha, não nego, mas passamos por situações onde aprendemos qual o verdadeiro valor da vida. É aí onde a ficha cai e você enxerga o que é vida, o que é o amor e o que é gratidão. Enfim, descobrimos que a vida é passageira. Por isso, você saber que a sua doação de sangue pode salvar até 4 vidas, isso é amor e muito gratificante. Ser a diferença na vida de alguém, isso não tem preço. Muitas vezes milagres são pessoas boas com corações gentis. Seja doador de sangue e medula óssea você também, e compartilhe vida!

Jucimara Lima

Blog da colunista social do LIBERAL, Jucimara Lima, com notícias e informações sobre Americana e região!