25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Seis jeitos de ler livros gratuitos e de forma legal

Diante da alta de preços em itens básicos do dia a dia, confira como continuar consumindo literatura sem gastar dinheiro

Por Marina Zanaki

11 de março de 2022, às 11h48 • Última atualização em 11 de março de 2022, às 11h49

Preço da gasolina lá no alto, carne a preços assustadores e uma inflação que não para de crescer. Nesse cenário em que muitos brasileiros mal conseguem sobreviver, parece absurdo e fora da realidade sugerir que as pessoas gastem dinheiro com livros.

Não dá para negar que eles são bens de consumo caros, e que não aparecem na lista de prioridades no orçamento de uma casa. Ao longo da minha vida de leitora, comprei poucos livros. Mesmo antes de toda essa crise, sempre priorizei formas gratuitas de acessar a literatura.

Apesar desse cenário (e principalmente por causa dele), sigo defendendo a importância da leitura. Além de servir como válvula de escape, os livros ensinam sobre o mundo e nos preparam para ter mais empatia com o próximo. Deixo abaixo algumas indicações de como ter acesso a livros de forma gratuita e legal.

Domínio público

70 anos após a morte do autor, sua obra entra em domínio público. Essa regra amplia o acesso a obras clássicas. Estão disponíveis, por exemplo, escritores como Júlio Verne, Machado de Assis, Lima Barreto e Júlia Lopes de Almeida. O melhor site que encontrei para obras em domínio público é o Baixe Livros.

E-books gratuitos da Amazon

A gigante Amazon disponibiliza diariamente vários e-books gratuitos, que podem ser lidos em aparelhos de leitura digital, como o Kindle. É difícil acompanhar todas as novidades, porque são muitas obras que entram e saem dessa seleção todos os dias. Sugiro a página no Instagram @ebooksgratuitoss, que faz uma curadoria diária dos e-books gratuitos da Amazon.

Google Books

É possível acessar livros de diversos gêneros e em vários formatos. Algumas das obras disponíveis foram disponibilizadas pelas editoras, e outras foram digitalizadas pelo Projeto Biblioteca, em que o Google disponibiliza livros completos ou parciais. Obras em domínio público ou que os detentores dos direitos autores deram autorização para publicação aparecem na íntegra na plataforma, e podem ser baixados ou lidos online. Contudo, alguns títulos que não foram liberados, aparecem apenas alguns trechos. Disponível aqui.

Autores que liberam seus livros

Muitos escritores que querem se lançar no mercado liberam suas obras para leitura gratuita na internet. O objetivo é difundir a história e formar seu público. Uma dessas plataformas é a Wattpad, onde é possível ler vários livros fazendo apenas um rápido cadastro.

Grupo Literário Literarts

Esse grupo de Santa Bárbara d’Oeste promove encontros online e gratuitos para discussão de literatura, inclusive com a disponibilização de textos escritos pelos próprios participantes. Em breve, a produção do grupo será disponibilizada em alguma plataforma.

Bibliotecas da região

Meu preferido! Santa Bárbara d’Oeste possui o maior acervo de livros da RPT (Região do Polo Têxtil), disponível para moradores de qualquer cidade. A Biblioteca Municipal de Americana, que empresta livros para pessoas da região, retomou recentemente o atendimento presencial, possibilitando o acesso ao acervo e às salas de leitura. Em Hortolândia, apenas moradores ou pessoas com vínculo com a cidade podem emprestar; mas o projeto “Gostou? Leva pra casa!” distribui livros para qualquer pessoa sem necessidade de devolução.

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.