30 de novembro de 2020 Atualizado 17:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Reta final

Por Redação

01 nov 2020 às 05:00 • Última atualização 31 out 2020 às 13:54

O calendário das eleições municipais tem dois episódios importantes que marcam a reta final do pleito a ser disputado no dia 15 de novembro. Nos últimos dias, a Justiça Eleitoral, após análise dos registros de candidatura, definiu quem são os candidatos que estão aptos a concorrer nas urnas. Esta etapa é fundamental não apenas para quem tenta se eleger a um cargo na câmara ou na prefeitura, mas também ao eleitor, que precisa de segurança jurídica para suas escolhas.

Pela região, diversos candidatos encontraram problemas para ter a candidatura deferida, seja por problemas judiciais ou de juntada de documentos e certidões, mas ainda têm a chance de se colocarem como viáveis para o voto, dada a possibilidade de recursos.

Enquanto os concorrentes passam a acirrar o trabalho de campanha, seja no corpo a corpo, não recomendado na pandemia, diga-se de passagem, ou na atuação digital, o grande investimento desta eleição, a Justiça Eleitoral organiza o pleito dos próximos dias.

A preparação terá como marco nos próximos dias a lacração das urnas, quase uma cerimônia do calendário eleitoral. Ainda que passe desapercebida por muitos eleitores ou até mesmo pelo noticiário, a medida é de fundamental relevância para o que é considerada uma das maiores e mais bem sucedidas eleições do mundo.

O sistema eleitoral do Brasil é referência mundial em segurança e eficiência. Isto em um processo de escolha que é dos maiores do planeta. E mesmo em meio a uma das mais graves crises sanitárias da história, ainda assim o voto está garantido a todos os eleitores no próximo dia 15. Nos finalmentes das campanhas, cabe ao eleitor se preparar para as urnas. Ouça os concorrentes e entenda sua cidade para fazer valer um direito fundamental: o de manter em pé a democracia que nos dá possibilidades como essa, de nos fazermos representados por nossas próprias escolhas.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.