Editorial
Restrições mantidas
Por Da Redação
14 de maio de 2020, às 08h20
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/restricoes-mantidas/
A decisão tomada pelo governador João Doria (PSDB), anunciada em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, não foi a que esperava o prefeito Omar Najar (MDB), em Americana. Apesar de inclusos como atividades essenciais pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), academias, salões de beleza e barbearias vão continuar fechados, uma medida parte das restrições sociais para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
Na noite de segunda-feira, Omar já havia dado sinal de que concordava com o presidente. Em seu perfil em rede social, o prefeito postou uma notícia sobre o decreto de Bolsonaro que alterava as atividades essenciais e negou a um usuário que lhe perguntou, nos comentários da postagem, se o governador poderia vetar tal determinação do presidente.
A Prefeitura de Americana preferiu aguardar o posicionamento de Doria. Na avaliação do comitê criado pelo Estado para atuar na contingência do novo coronavírus, não há segurança suficiente para flexibilizar atividades enquanto a capital paulista, o interior e o litoral assistem a um avanço mais veloz dos casos.
Na noite desta quarta, a gestão de Omar enviou nota em que se mostrou mais uma vez contrariada com a decisão do governador. Criticou que Doria não tenha acatado o que Bolsonaro decidiu, apesar de o STF ter dado autonomia a estados e municípios para promoverem medidas restritivas durante a pandemia. Isso dentro de uma ação que apontava justamente as “ações e omissões” prejudiciais do presidente na condução da crise do coronavírus.
Faz bem Americana em, mesmo contrariada, seguir as determinações do Estado. A flexibilização das restrições levaria a uma queda ainda maior no isolamento e estimularia a circulação de pessoas em ambientes considerados de grande risco. Mesmo sob normas de higiene, seria difícil que houvesse uma fiscalização segura proporcional ao que se espera desta crise.
Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.