21 de junho de 2021 Atualizado 17:27

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Respeitem as filas, elas são muitas!

Por Amauri de Souza

07 fev 2021 às 08:46 • Última atualização 07 fev 2021 às 08:47

Parabéns a você que já recebeu sua primeira dose e aos que ainda aguardam a vez, sem furar fila. A vacina está chegando, mas ainda há pela frente um longo caminho, pois a ameaça continuará, sabe-se lá até quando, e não devemos nos descuidar. Estamos ansiosos e temerosos. Mas, triste mesmo é olhar para o outro lado da fila, daqueles que faleceram, dos enlutados, dos que tentam sobreviver, dos profissionais de saúde que lutam para salvar os doentes e dos outros trabalhadores (de qualquer área) que continuam expostos ao vírus.

É preciso também considerar outras filas, apesar do súbito medo que se apoderou de todos nós. Olhar para os empreendedores com seus negócios falidos, os empregados sem trabalho, os estudantes sem perspectivas, os avós sem abraços, os artistas sem público, enfim, colocar-se no lugar daquele que está mais vulnerável diante deste pesadelo. Falta espaço para elencar tantos traumas e tantas dores. A cada dia vemos aumentar o obituário e, se já não bastasse o mórbido painel, há muita gente dando de ombros para essa tragédia, sem um mínimo de empatia com o próximo.

A pandemia, infelizmente, segue seu curso macabro e precisamos nos adaptar com seus desdobramentos. Independente do lugar e em qual fila você esteja, saiba que isso terá um fim, como em outras pandemias já superadas pelos séculos. Só é preciso ter compaixão, ajudar os mais necessitados, respeitar e amar o nosso semelhante. Por outro lado, se tudo o que está acontecendo no mundo não lhe serviu de lição, então definitivamente é melhor você ceder o seu lugar na fila para outras pessoas.

Amauri de Souza
Jornalista e escritor

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.