13 de agosto de 2022 Atualizado 22:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano & Existência

Resiliência e brisas

Apesar de tudo e de todos que tornaram turvas e turbulentas as águas dos rios, somos vencedores

Por Gisela Breno

01 de fevereiro de 2022, às 15h08

Fico pensando que se estamos ainda nesse mundo é porque sobrevivemos aos piores dias da nossa existência.

Vivenciamos a partida para a eternidade de entes queridos e essenciais para nossa jornada; perdemos empregos, amigos nos deram as costas em momentos árduos do dia a dia; fomos traídos nos mais variados relacionamentos, desprezados pela nossa aparência, conta bancária, cor, pelas nossas crenças.

Entretanto, fincados na proa do barquinho que carrega nossa essência, constatamos humilde e orgulhosamente que, apesar de tudo e de todos que tornaram turvas e turbulentas as águas dos rios que desaguam no oceano das nossas vidas, somos vencedores. Vencemos as dores.

Olhos cerrados, cabeça voltada para o alto, respirando calma e profundamente para sorvermos as brisas divinas, sentimos a energia poderosa e amorosa que corre em nossas veias, responsável por nos refazer dia após dia para que possamos enfrentar as batalhas, as conquistas, as cruzes, os desafios semeados em nossas vidas.

Nesse instante fugaz e arrebatador nosso espírito se une ao do Artífice do Universo e tudo e todos que obstruíram nossos caminhos, que sugaram nossas forças e desejos se dissolvem e se incorporam à poeira cósmico, deixando um rastro de certeza do sentido de estarmos vivos até o dia de hoje.

Gisela Breno

Professora, Gisela Breno é graduada em Biologia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e fez mestrado em Educação no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). A professora lecionou por pelo menos 30 anos.