18 de abril de 2024 Atualizado 20:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Recuo necessário

Por Redação

18 de junho de 2020, às 08h18

Diante de um cenário de indefinição sobre quando as eleições municipais serão realizadas, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os partidos políticos em Americana lançam os nomes que tentam se viabilizar para estar nas urnas à espera dos 175 mil eleitores.

Mas, se as indicações dos pré-candidatos dos partidos são notícias que passam a ganhar espaço na imprensa local, um movimento no sentido contrário, por enquanto, foi o que mais chamou a atenção até agora no município.

Na tarde desta terça-feira, o LIBERAL publicou com exclusividade em seu site uma entrevista com o prefeito Omar Najar (MDB) em que ele foi taxativo ao ser questionado sobre a possibilidade de tentar concorrer à reeleição. Ao repórter André Rossi, Omar disse que não será candidato.

Há tempos se especulava sobre brechas jurídicas que permitissem que Omar participasse das eleições este ano. A discussão sobre a possibilidade de concorrer novamente se dava por conta do mandato tampão entre 2015 e 2016, que não seria suficiente para caracterizar um próximo mandato como reeleição.

Em março, o prefeito afirmava ser pré-candidato, mas dizia que buscava um parecer jurídico que lhe garantisse nas urnas. Na entrevista nesta terça, porém, Omar, de 72 anos, disse não estar disposto a se meter na briga judicial.

Dadas as condições de sua participação nestas eleições já atípicas pela pandemia, o prefeito faz bem em desistir da disputa. A incerteza sobre a definição da legalidade de sua candidatura, sob escrutínio nem sempre tão ágil da Justiça Eleitoral, poderia colocar o município num limbo burocrático com a possibilidade de ações judiciais, liminares que provocassem a vacância no poder e anulações de votos. Riscos aos quais a cidade e o eleitor não deveriam ser submetidos.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.