03 de dezembro de 2020 Atualizado 16:00

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Recuo necessário

Por Redação

18 jun 2020 às 08:18

Diante de um cenário de indefinição sobre quando as eleições municipais serão realizadas, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os partidos políticos em Americana lançam os nomes que tentam se viabilizar para estar nas urnas à espera dos 175 mil eleitores.

Mas, se as indicações dos pré-candidatos dos partidos são notícias que passam a ganhar espaço na imprensa local, um movimento no sentido contrário, por enquanto, foi o que mais chamou a atenção até agora no município.

Na tarde desta terça-feira, o LIBERAL publicou com exclusividade em seu site uma entrevista com o prefeito Omar Najar (MDB) em que ele foi taxativo ao ser questionado sobre a possibilidade de tentar concorrer à reeleição. Ao repórter André Rossi, Omar disse que não será candidato.

Há tempos se especulava sobre brechas jurídicas que permitissem que Omar participasse das eleições este ano. A discussão sobre a possibilidade de concorrer novamente se dava por conta do mandato tampão entre 2015 e 2016, que não seria suficiente para caracterizar um próximo mandato como reeleição.

Em março, o prefeito afirmava ser pré-candidato, mas dizia que buscava um parecer jurídico que lhe garantisse nas urnas. Na entrevista nesta terça, porém, Omar, de 72 anos, disse não estar disposto a se meter na briga judicial.

Dadas as condições de sua participação nestas eleições já atípicas pela pandemia, o prefeito faz bem em desistir da disputa. A incerteza sobre a definição da legalidade de sua candidatura, sob escrutínio nem sempre tão ágil da Justiça Eleitoral, poderia colocar o município num limbo burocrático com a possibilidade de ações judiciais, liminares que provocassem a vacância no poder e anulações de votos. Riscos aos quais a cidade e o eleitor não deveriam ser submetidos.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.