18 de setembro de 2024 Atualizado 11:57

Notícias em Americana e região Notícias em Americana e região

Opinião: Quem dá as cartas atrás das cortinas

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Opinião: Quem dá as cartas atrás das cortinas

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Quem dá as cartas atrás das cortinas

Por Oswaldo Vicentin

23 de julho de 2024, às 11h42

Muitas pessoas ainda não sabem distinguir quem é que manda mais em certos governos. Principalmente no Brasil, em que tivemos uma ditadura disfarçada de democracia. Na gíria popular, seja nas ruas ou na internet, sempre existem aqueles que só metem o pau.

Gente oculta é quem manda e desmanda ao puxar as rédeas do poder. Capice mano? E se o protagonista não obedecer poderá estar em perigo igual filmes de suspense. Isso ocorre em muitos países, mas, só sobressai a fama do protagonista. Esse tipo disfarçado de governo é peculiar em alguns governos na extrema direita. Ao lado dele ou atrás estão os militares e oligárquicos poderosos. Oligárquicos para quem não sabe sãos milionários empresários.

Esse tipo de coisa já aconteceu no Brasil recentemente e muitos foram responsáveis pelo golpe em 8 de janeiro de 2023. Alguns estão presos e outros usam tornozeleiras eletrônicas. Falta pegar os que estão na Argentina e outros países.

Nos governos democráticos, como no Brasil, tem gente mal informada com mania de criticar sempre o protagonista. No Brasil de agora não é só o presidente (protagonista) quem manda. Coisa rara atualmente!

Temos três poderes que são o Legislativo, Judiciário e Executivo. E a equipe é formada de gente gabaritada, como Arthur Lira, presidente da Câmara; Rodrigo Pacheco, presidente do Senado; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Simone Tebet, ministra do Planejamento, e Marina Silva, ministra do Meio Ambiente.

Vamos ser tolerantes e leais. Atualmente, aqui no Brasil, não há ninguém suspeito governando por de trás das cortinas. Temos uma Justiça eficiente para pôr o larápio atrás das grades.

Sabemos que essa gente que Jânio Quadros denominou como “forças ocultas” ainda tenta dar as cartas por de trás das cortinas em Brasília.  

Oswaldo Vicentin
Contador, jornalista e escritor

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.