06 de maio de 2021 Atualizado 23:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

Queijo, cerveja e República Tcheca: vamos viajar através dos sabores?

Confira a dica do Papo Fermentado de harmonizar a Pilsner Urquell com um prato típico da República Tcheca

Por Papo Fermentado

04 fev 2021 às 07:51 • Última atualização 04 fev 2021 às 10:30

Mais uma quinta-feira a qual temos o prazer de escrever para você! Leu o nosso texto da semana passada falando sobre os estilos American Lager, German Pils e Bohemian Pilsner? Sugerimos que dê uma olhadinha antes de viajar conosco nas próximas linhas, pois vamos falar de uma cerveja que citamos no texto anterior. Se quiser iniciar a leitura daqui não tem problema algum, é só pra enriquecer sua experiência 😉

Harmonizar x Combinar

Você já ouviu falar em harmonização? Essa palavra significa encontrar experiências ainda melhores do que apenas o alimento e a bebida por si só, isolados. Harmonizar é ter um terceiro sabor no encontro de ambos, é transformar o alimento através da bebida (e vice-versa), é deixar sua refeição ainda mais prazerosa e com mais descobertas.

Caminhando ao lado da harmonização, temos a combinação. Dizer que algo combina com outro significa que funcionam bem juntos, que criam uma relação. Não chega a ser como na harmonização que se entrelaçam, que formam um encontro perfeito que gera um terceiro sabor, mas são bons degustados juntos, nos satisfazem e de repente carregam algo cultural e que já estamos habituados a correlacionar.

Então, vamos experimentar uma combinação que já estamos acostumados e incrementá-la? Que tal um pouco de queijo? Que tal um pouco de cerveja? Que tal um pouco de viagem?  Que tal os três juntos? Vamos com a gente nessa aventura!

A sugestão

Vamos concordar que encerrar um dia de trabalho em uma sexta-feira, tomar um banho, vestir uma roupa confortável, escolher uma cerveja legal, cortar um queijinho, preparar uma tábua nem que for só pra você, colocar sua música preferida pra tocar na sala e curtir esse momento como uma trégua da correria da rotina é muito prazeroso. Deu pra sentir esse clima? Que delícia!

Foi assim que aconteceu quando fizemos essa Combinação Regional que vamos compartilhar com você. “Mas pera aí, que papo é esse de “Combinação Regional?”. Simples: a gente escolhe uma cerveja típica de determinada região e pesquisamos por um prato também típico. Dessa vez, escolhemos a República Tcheca como inspiração.

De cerveja, escolhemos a Pilsner Urquell, a primeira e legítima Pilsen feita na cidade de Plzeň, criada no século XIX por Josef Groll. Essa cerveja dourada é refrescante, bem carbonatada e com leve amargor. De prato, escolhemos Smažený sýr, que significa “queijo frito” (devido ao clima frio da região, a culinária é formada por pratos mais untuosos e calóricos). Para a receita, na República Tcheca, utilizam queijo Eidam (holandês) e Hermelín (camembert tcheco). Vem acompanhado de molho tártaro, batatas e uma pequena porção de outros vegetais. Para nossa releitura, utilizamos queijo Gouda empanado com farinha de rosca e panko e batatas fritas. Ficou assim:

Papo Fermentado com a cerveja Pilsner Urquell e Smažený sýr, prato típico tcheco – Foto: Arquivo pessoal

Nessa combinação o caráter picante do lúpulo cresceu e o amargor também. Por ser uma cerveja leve e atuar quase como um respiro entre uma garfada e outra, é possível acompanhá-la como muitas outras porções de queijo frito. A cerveja bem carbonatada também equilibra a untuosidade do queijo, aumentando ainda mais a drinkability, sem contar que o paladar fica pedindo a próxima mordida de queijo carregada de umami. Deu pra salivar!

Que tal testar em casa e ter um momento especial? Fácil de fazer, prático e delicioso. Bom para compartilhar com a família! Quem se arriscar na cozinha, marca o @papofermentado nas redes sociais pra gente te encontrar!

SAÚDE!

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.