16 de maio de 2021 Atualizado 23:07

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

Quatro cervejarias da região para você conhecer e se encantar

Que tal apoiar o pequeno produtor da região? Confira as dicas do Papo Fermentado

Por Papo Fermentado

18 fev 2021 às 09:20 • Última atualização 18 fev 2021 às 09:23

Você já deve ter ouvido falar sobre “incentivar o comércio local”. Essa frase está sendo cada vez mais utilizada e tem o sentido de consumirmos os produtos oferecidos pelos estabelecimentos da nossa cidade, de apoiar o pequeno produtor através da compra ou da divulgação de seu negócio, de ajudar pequenas e médias empresas a enfrentarem as dificuldades deste período mais conturbado que vivemos. Enfim, é dar a oportunidade de conhecer, de se surpreender, de ajudar o outro a crescer e se estabilizar.

Assim acontece com bares, restaurantes, padarias, artesãos, confeiteiros, autônomos… e porque não com a cerveja que é produzida aqui na nossa região?

Pensando nisso, escolhemos quatro cervejarias artesanais para você provar o chopp, levar para casa um growler fresquinho, fazer sua reserva de barril para um final de semana e, quando possível, realizar uma visita na fábrica para ver como tudo acontece bem de pertinho.

Vamos conhecê-las:

Kalango Cervejaria

Kalango Cervejaria – Foto: Revista Beer Art

Localizada em Americana, é uma microcervejaria que sempre traz novidades aos consumidores, desde os estilos mais clássicos até aos mais arrojados – não é atoa que a casa possui mais de 10 torneiras de chopp. Você ainda pode provar hambúrgueres deliciosos que acompanham muito bem uma cervejinha fresca. Para a experiência ficar completa, nada melhor do que se sentar no deck em frente a cervejaria e ter aquela conversa gostosa com os amigos (#vemvacina). Enquanto isso, peça pelo delivery e aproveite tudo isso no conforto da sua casa.

O endereço é: Rua das Tâmaras, 21. Bairro Vila São Pedro.

Cervejaria Marés

Cervejaria Marés – Foto: Divulgação

Também localizada em Americana desde 2018, a cervejaria possui uma ampla fábrica que pode ser vista através de um vidro enquanto aprecia seu chopp no taproom. Possui 10 estilos de cervejas que também podem ser entregues na sua casa – aproveite para pedir os petiscos. A Marés também vende bonés, copos, camisetas e demais itens para você que curte colecionar e ter registros das cervejarias que já conheceu. Passe por lá para encher seu growler ou faça a encomenda do seu barril.

O endereço é: Rua do Carpinteiro, 210 – Bairro Jd. Werner Plaas

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren – Foto: Divulgação

Localizada em Nova Odessa, a história da cervejaria teve início devido a paixão da família pela bebida. A primeira cerveja foi envasada em 2015 em sua própria fábrica. Produzem estilos que agradam muitos paladares e estão presentes em muitas outras cidades da região e até no litoral, em Santos. Quer saber uma novidade bacana? A cervejaria uniu-se a escola Bräu Akademie e passará a ministrar cursos on-line e presenciais relacionados ao universo cervejeiro. Ótima oportunidade para quem quer se aprofundar. Saiba mais aqui.

O endereço é: Av. Industrial Oscar Bergren, 200 – Distrito Industrial II

Cervejaria Tábuas

Cervejaria Tábuas – Foto: Arquivo pessoal

Com seu bar localizado em Campinas, é um daqueles lugares que você encontra boa cerveja, boa comida e bom atendimento. Tábuas é uma cervejaria cigana, ou seja, produz suas cervejas em uma fábrica terceirizada, nesse caso na cervejaria Cogumelo, também de Campinas. O delivery é uma excelente oportunidade para provar as cervejas com segurança em casa e você também pode passar por lá para encher seu growler e degustar uma cerveja sentado na cadeira de praia.

O endereço é: R. Teresa Zogbi Geraij Mokarzel, 33 – Barão Geraldo

Esperamos que, caso você não conheça alguma delas, agora tenha a possibilidade de provar as cervejas e quem sabe em breve nos encontraremos por aí e brindaremos juntos?! Ah! Se você quiser saber mais sobre cervejarias em Campinas, selecionamos nossas preferidas em um post no nosso Instagram:

Seja pelo delivery, passando para pegar uma lata ou uma garrafa, enchendo seu growler ou fazendo aquela divulgação para os amigos, o importante é apoiar nosso comércio cervejeiro local.

SAÚDE!

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.