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Papo de Finanças

Qual o papel de um diretor em uma cooperativa de crédito?

Possuir um cargo de diretoria em uma cooperativa de crédito não se trata apenas de ter um conjunto de habilidades ou experiências

Por Paulo Massarutto

30 de maio de 2022, às 12h44

Recentemente, durante minhas leituras diárias, depare-me com o texto de Shawn Cole – Presidente e cofundador da Cowen Partners Executive Search em Vancouver, Washington – que falava sobre o papel de um diretor em uma cooperativa de crédito. A publicação me chamou tanto a atenção que decidi, então, traduzir e adaptar o conteúdo, incluindo também as minhas percepções sobre o tema, acumuladas ao longo de quase 30 anos que trabalho em uma cooperativa de crédito.

A resposta para a pergunta do título deste artigo não é tão simples quanto parece. Afinal, possuir um cargo de diretoria em uma cooperativa de crédito não se trata apenas de ter um conjunto de habilidades ou experiências. Como em qualquer negócio, um diretor precisa ter o conhecimento técnico e a compreensão do negócio em questão.

Um bom diretor de uma cooperativa de crédito é alguém que entende que seu papel não é impor sua visão para a organização, mas sim, solicitar a opinião dos vários stakeholders dentro do negócio e capacitar os principais colaboradores para liderar em suas próprias áreas.

O Diretor Ideal tem que desenvolver seus soft skills e hard skills, tais como: ser bom com números, saber gerenciar operações e ter um apurado senso de estratégia. Ele também é um bom comunicador que pode vender suas estratégias ao conselho e aos cooperados, além de motivar os colaboradores a executá-las, mantendo-os felizes e produtivos, pois em vários momentos terão que saber como apresentar uma imagem pública positiva para a cooperativa de crédito e como promover o crescimento do quadro associativo por meio do envolvimento da comunidade e de outros canais que alcançam associados em potencial.

Atributos de um diretor de cooperativa

Ao pensar no melhor candidato para o cargo, considere os seguintes atributos que fazem um ótimo diretor de uma cooperativa de crédito:

  1. Cuidado com a equipe

Um diretor é um bom ouvinte e garante que seus colegas de equipe sejam todos ouvidos. Os diretores sabem que os membros do seu time não são apenas pessoas com quem trabalham, mas sim, são pessoas que podem precisar de orientação e ajuda para gerenciar suas posições dentro da organização.
Um diretor que cuida da equipe, em última análise, cuidará dos membros da organização.

  1. Foco em atender as necessidades dos associados

Os diretores fazem o possível para entender as necessidades de seus cooperados, mesmo que isso seja necessário fazer uma mudança na estratégia, que pode não parecer popular no curto prazo. Se um serviço não está funcionando para os cooperados, ou não está gerando resultado para a organização, ele precisa parar de existir, ou passar por mudanças. Pode não ser fácil, mas uma coisa com a qual você sempre pode contar no setor bancário é a mudança – especialmente quando se trata de tecnologia e inovação. Cabe ao diretor liderar a organização por meio dessas mudanças, tomar decisões difíceis e focar no que realmente importa.

  1. Não se prender na rotina diária

Bons diretores não se atrapalham com os detalhes das operações do dia-a-dia. Eles usam seu tempo com sabedoria, concentrando-se na estratégia de alto nível, melhorando os resultados e desenvolvendo os membros de sua equipe para que possam liderar efetivamente em todos os níveis.

  1. Abraçam o risco

Ser um diretor de uma cooperativa de crédito significa correr riscos. Líderes sem a capacidade de assumir riscos geralmente se contentam com simples melhorias incrementais e perdem oportunidades de grandes avanços. A boa notícia é que esses líderes têm muitas oportunidades de assumir riscos – desde o lançamento de produtos que fornecem soluções para os problemas dos cooperados até a melhoria da eficiência operacional, a fusão com outras cooperativas de crédito e muito mais.

  1. Vontade de capacitar o colaborador para o sucesso

Um diretor percebe que a organização só pode ter sucesso se todos os colaboradores forem bem-sucedidos. Isso significa definir expectativas claras e, em seguida, apoiar e recompensar aqueles que atingem ou superam suas metas. O diretor intervém quando necessário para eliminar obstáculos ou fornecer recursos adicionais, mas, por outro lado, dá aos funcionários a liberdade de fazer seu trabalho.

  1. Eles são fiscalmente responsáveis

As cooperativas de crédito não têm fins lucrativos, o que significa que precisam ser muito cautelosas com o dinheiro que recebem dos cooperados. Um diretor deve entender isso e tomar cuidado para não desperdiçar dinheiro em programas fúteis ou despesas desnecessárias. Ao mesmo tempo, o diretor também entende que usar o dinheiro com sabedoria às vezes é necessário para o bem da organização e não permitirá que a falsa economia prejudique o sucesso.

  1. Não fazer política

As cooperativas de crédito são de propriedade dos cooperados e por isso eles precisam ter voz nas assembleias. Além disso os associados têm o direito de saber como seu dinheiro é usado e administrados dentro da instituição. Um diretor sabe que isso faz parte da gestão de uma cooperativa e levará em consideração as opiniões de todos sem deixar que a política influencie a tomada de decisões.

  1. Ser membro do conselho colaborativo

Os diretores de cooperativas de crédito entendem a importância de um conselho colaborativo (formado pelo conselho de administração, fiscal e diretoria executiva) e sabem que precisam ser jogadores de uma equipe, além de líderes.

As cooperativas de crédito são instituições financeiras complexas, mas a única coisa que as diferencia são as pessoas que atendem os cooperados. Nós não somos movidos por lucro ou preço de ações; em vez disso, os diretores das cooperativas de crédito se concentram em melhorar a vida dos membros (cooperados e colaboradores) e construir comunidades fortes.

Um bom diretor é aquele que entende as necessidades de seus cooperados e trabalha duro para atende-las. Os diretores devem ser capazes de se comunicar efetivamente com a equipe e os cooperados para garantir que todos estejam trabalhando em direção a objetivos comuns.

Eles também precisam ser capazes de tomar decisões oportunas com base na análise de dados, bem como em seus próprios instintos sobre o que é melhor para a organização em situações de curto e longo prazo.

Essas habilidades os ajudarão a liderar pelo exemplo, para que outros queiram seguir o exemplo quando chegar a hora de mudar dentro de uma organização.

Sempre buscando ser um líder eficaz, trabalhando com os membros de sua equipe de maneiras diferentes para atingir os mesmos objetivos.
As cooperativas carecem de diretores capazes de reunir habilidades técnicas e sociais. Diretores esses, altamente qualificados e experientes, pois quem apresenta soft skills e hard skills oferece um diferencial competitivo que viabiliza ainda mais oportunidades para a cooperativa onde estão.

Ao entender o que faz um diretor de uma cooperativa de crédito, as organizações podem contratar ou promover os indivíduos certos para o trabalho.

Paulo Massarutto – Diretor Administrativo Financeiro da Cocre.

Papo de Finanças

Para quem gosta de cuidar do próprio dinheiro, toda semana informações sobre educação financeira, investimentos, ESG e cooperativismo. Blog assinado pelos especialistas Nivaldo José Camillo de Oliveira, Paulo Massarutto e Evandro Piedade do Amaral.