29 de julho de 2021 Atualizado 09:00

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

Qual a temperatura correta para tomar minha cerveja?

Quanto maior a temperatura da bebida, mais fácil será de perceber os aromas e sabores que estão ali presentes

Por Papo Fermentado

11 mar 2021 às 08:10

“Estupidamente gelada”

Vai me dizer que você nunca colocou a cervejinha no freezer pra dar aquela trincada?! Aposto que sim! É verdade que nosso clima tropical é propício para tomar cervejas próximas a 0ºC, mas também é verdade que quando estão extremamente geladas nossas papilas gustativas se anestesiam e mal conseguimos perceber os sabores.

Temperatura ideal para tomar cerveja: existe ou não? – Foto: Divulgação

Já nos perguntaram porque cerveja artesanal toma-se mais quente que as “normais”. Bom, a resposta é simples. Quanto maior a temperatura da bebida, mais fácil será de perceber os aromas e sabores que estão ali presentes. É como uma flor que antes do botão abrir é difícil de encontrar seu perfume, mas quando desabrocha temos um lindo buquê sensorial. Imaginamos que quando você opta por tomar uma cerveja especial é porque quer ter uma experiência diferente, quer sentir a diferença de sabor, quer perceber as notas no nariz… Então qual o sentido de degustá-la “trincando”?

É por isso que cada estilo possui uma faixa de temperatura ideal para ser consumido. Via de regra, cervejas mais claras e menos complexas são degustadas em temperaturas mais baixas enquanto as mais alcoólicas, escuras e robustas em temperaturas mais altas. Preparamos uma tabela com os principais estilos para ficar mais fácil:

TEMPERATURAESTILO
2 a 4ºCPilsen, American Lager, Helles, Witbier
3 a 6ºCWeizenbier (Cerveja de trigo alemã)
3 a 7,5ºCLambic, Tripel
6 a 9ºC Weizenbock
7 a 9ºCDark Lager, Pale Ale, IPA
7 a 13ºCDubbel, Porter, Stout
10 a 13ºCDoppelbock, Barley Wine, Strong Old Ales, Quadrupel, Imperial Stout
Tabela Guia para temperaturas ideais de consumo de cervejas especiais

É claro que há diversas ocasiões que permitem uma releitura das temperaturas. Por exemplo, a cerveja que levamos no cooler para a praia (sob de um Sol escaldante) com certeza estará (e deve estar, rs) mais gelada do que quando formos consumir um dia em casa, prestando mais atenção nos detalhes, com um clima mais ameno…

Também não podemos nos esquecer da célebre frase de que na Alemanha, Londres e em outros países com climas mais frios, a cerveja é servida à temperatura ambiente. Parece fazer sentido para países mais gelados, não é mesmo? Para o nosso clima ficaria praticamente impossível provar uma cerveja em temperatura ambiente, ainda mais se for no Verão.

Essa é uma dica para que você extraia o melhor da sua cerveja, mas não esqueça de respeitar seu gosto pessoal, ok?! Cerveja boa é aquela que você toma do jeito que gosta!

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.