13 de julho de 2024 Atualizado 14:22

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Proximidade dos vestibulares

Com a temporada de vestibulares se aproximando, os estudantes enfrentam uma série de entraves que vão muito além da complexidade das provas em si

Por Camila de Almeida Pimentel

05 de dezembro de 2023, às 09h26 • Última atualização em 05 de dezembro de 2023, às 09h27

Com a temporada de vestibulares se aproximando, os estudantes enfrentam uma série de entraves que vão muito além da complexidade das provas em si. A pressão para obter bons resultados, a incerteza em relação ao futuro acadêmico e profissional, bem como o desafio em equilibrar estudos intensivos com a vida pessoal podem gerar estresses significativos aos vestibulandos. É nesse contexto que os colégios desempenham um papel essencial de reconhecer e abordar tais dificuldades.

Desta forma, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais pode ser o diferencial nesta jornada de preparação, estimulando o autoconhecimento, a autodisciplina, autonomia, protagonismo, metacognição e a gestão do tempo e das emoções pessoais dos estudantes.

A partir disso, as instituições de ensino podem oferecer apoio emocional, estratégias de preparação eficazes e orientação profissional.

Educadores quanto jovens podem adotar uma série de estratégias comprovadas. Neste sentido, um cronograma de estudos bem estruturado pode ser a chave para o sucesso neste período. Isso envolve a distribuição equilibrada do tempo entre as disciplinas e o estabelecimento de metas específicas e mensuráveis.

A escola desempenha um papel fundamental no processo de escolha profissional dos estudantes. Para garantir que essa transição seja informada e consciente, as instituições de ensino podem desenvolver uma variedade de programas e atividades que incluem orientação profissional, feiras de profissões, momentos de autoconhecimento, testes de habilidades e interesses.

Ao trabalhar juntos, educadores, estudantes e famílias enfrentam os desafios dos vestibulares, enquanto capacitam os estudantes para prosperarem em seus caminhos. 

Camila de Almeida Pimentel
Coordenadora pedagógica

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.