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Presença Digital

Para sua empresa crescer, você precisa saber disso!

Para crescer na internet (e fora dela) é preciso saber quem você é, aonde você está e onde deseja ir; leia as dicas no blog Presença Digital

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

19 de julho de 2021, às 09h17

Alice perguntou: Gato Cheshire… Pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
(Lewis Carroll – Alice no País das Maravilhas)

Essa frase muito famosa do filme Alice no País das Maravilhas ilustra com perfeição uma das maiores dores que muitos empreendedores sofrem: querer crescer mas não saber para onde ir.

Muitos empresários sonham em crescer na internet e fora dela, e para atingir esse objetivo, muitas vezes trabalham de sol a sol, perdem horas de sono, abrindo mão de sua família ou da sua vida pessoal. Mas, apesar de todo esforço, podem estar remando o barco para o lado contrário, ou pior ainda, movimentando cada remo para uma direção diferente.

Isso acontece porque para um crescimento sustentável, é necessário responder três perguntas bem simples: quem você é, aonde você está e onde deseja ir. Sem saber estas respostas, por mais que você se empenhe e trabalhe, os resultados podem nunca aparecer, causando aquela sensação de fadiga e frustração, muito comum no mundo dos negócios.

Por mais simples que possa parecer, responder essas perguntas pode ser bem complexo. É necessário um profundo conhecimento dos negócios da realidade e principalmente humildade e honestidade consigo mesmo.

Além disso, é preciso conhecer seu mercado com profundidade e buscar informações que na maioria das vezes irão tirar você da zona de conforto. Por isso, separamos algumas dicas para auxiliar você nessa jornada. São elas:

Saiba quem são as empresas de referência no seu mercado de atuação

Aqui não estamos falando somente de concorrentes, mas sim das empresas que são referência no seu mercado de atuação.

Quem é a maior empresa? A mais inovadora? A que mais se destaca?

Por exemplo, se você tem uma lanchonete, buscar conhecer as estratégias das grandes redes de lanchonetes pode ser um ótimo caminho. Conheça os principais players do mercado, a sua história e suas estratégias, pois, fazendo isso você poderá olhar com outros olhos para a sua realidade e criar um banco de dados com várias ideias que poderão ser implementadas diretamente no seu negócio.

Saiba quem são seus concorrentes

Agora estamos falando do seu concorrente direto, aquela empresa que compete diretamente no seu mercado, que busca o mesmo cliente que sua empresa e que vende diretamente para seu possível cliente.

Por mais complexo que seja, é importante conhecer seus concorrentes, seus produtos, suas estratégias, propostas e modos de atuação. Para conseguir essas informações não é necessário ser um espião, basta algumas ações bem simples como acessar o site da empresa e seguir as empresas nas redes sociais.

Agindo dessa forma você poderá acompanhar de perto os passos do seu concorrente e ficar preparado para atuar no seu mercado.

Busque conhecer seu cliente ideal

Isso pode parecer óbvio, mas acredite, muitas empresas não conhecem em profundidade os seus clientes.

Qual é seu gênero, idade e classe social? Onde eles moram? Como se comportam? Quais suas principais necessidades? Quais as principais dores do seu cliente? E principalmente, por que seu produto ou serviço resolve o problema do seu cliente?

Estas perguntas ajudarão você a construir a persona ideal de seu cliente, e poderá guiar as suas ações desde a criação de novos produtos até desenvolver uma comunicação que realmente faça sentido a eles.

Saiba qual problema seu produto resolve

Pode parecer estranho, mas muitos empreendedores não têm clareza da solução que seu produto ou serviço oferece. Por isso é importante uma análise dos principais benefícios do seu produto ou serviço e entender qual é a dor do cliente que ele busca resolver.

Seu produto é o mais caro? O mais barato? O mais inovador? O mais tradicional? Não é possível que uma empresa tenha sucesso sem saber as características e diferenciais daquilo que ela se propõe a oferecer.

Assim, é necessário sinceridade para responder se seu produto ou serviço realmente cumpre o que promete e realmente é eficaz em entender as necessidades de seu cliente.

Conheça o propósito do seu negócio

Tão importante quanto conhecer seu mercado e seus concorrentes, é ter uma clareza do propósito do seu negócio. O propósito do seu negócio é que irá criar valor, engajar o seu público e poderá até mesmo inspirar as pessoas ao seu redor.

Para ter clareza do seu propósito, é preciso, antes de saber “o que se vende”, entender o “porque se vende”. O “porquê” é a chave central para que sua empresa deixe de vender um produto que poderá ser apenas um commoditie, para vender uma solução que faça a diferença na vida de seu cliente.  

Não tenha dúvidas de que, em um mercado altamente competitivo, conhecer a realidade do seu mercado e também ter clareza do seu propósito, são condições imprescindíveis para criar uma estratégia de crescimento e de geração de valor para sua empresa.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana