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Presença Digital

Não faça uma panfletagem digital

Confira quatro etapas para ter um marketing digital mais efetivo

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

01 de outubro de 2021, às 08h23 • Última atualização em 01 de outubro de 2021, às 08h27

Com o aumento de usuários de internet, o surgimento das redes sociais e principalmente por causa da grande possibilidade de interação, o marketing digital fez as empresas repensarem a forma que alcançam seus consumidores e vendem seus produtos.

Se antes a comunicação era dirigida às massas através das mídias tradicionais, atualmente a comunicação tornou-se pessoal e dirigida a nichos e grupos específicos de consumidores, possibilitando uma linguagem muito mais próxima do seu público alvo.  

Assim como o marketing tradicional tem suas peculiaridades, o digital também possui suas estratégias e objetivos específicos, que são definidos a partir de um planejamento prévio. E para colocar em prática esse plano, é necessário a utilização de ferramentas específicas e ficar atento aos indicadores de desempenho das campanhas.

Talvez a grande diferença do marketing digital para o tradicional é o fato dele fazer com que clientes sejam atraídos pela empresa, ao invés da empresa correr atrás dos clientes, estratégia que é potencializada através do Inbound Marketing.

Assim, por  mais complexas que sejam as ações de marketing digital, podemos resumi-las em quatro etapas:

1ª Etapa: Tráfego

Da mesma forma que um comércio precisa ser bem localizado, de preferência em um local bem movimentado, para que as pessoas possam visitá-lo, no marketing digital é essencial que seu site receba visitas, isso acontece quando sua empresa consegue produzir conteúdos que despertem o interesse do público-alvo. Esse tráfego pode ser orgânico, como os de estratégias de SEO, ou pago, como anúncios patrocinados do Google ou impulsionamento nas redes sociais.

2ª Etapa: Engajamento

Depois que seu conteúdo conseguir despertar o interesse do seu potencial cliente, é chegado o momento do visitante interagir de alguma forma com você, seja fazendo download de um material ou assinando a sua lista. Agora o nível de consciência do seu cliente aumenta perante sua empresa e produto e faz com que ele possa considerá-lo como a solução do seu problema.

3ª Etapa: Conversão

É quando a interação que foi criada durante o engajamento se transforma em venda e um visitante da sua plataforma digital se transforma em cliente ao consumir algum produto ou serviço.

4ª Etapa: Retenção

Esse é o grande objetivo, fazer com que esse cliente se torne recorrente. No marketing digital é possível criar ações específicas para atingir somente sua base de clientes e mantê-la engajada e pronta para a próxima compra.

Sem entender essas quatro etapas, suas ações de marketing digital poderão funcionar somente como panfletagem digital, impossibilitando que seu cliente entre na jornada de compra do seu serviço ou produto.

Não podemos nos esquecer que nas ações de marketing, principalmente em ambiente digital, muito mais importante que uma grande idéia ou campanha é a consistência e regularidade das suas ações. Dessa forma, busque resultados de longo prazo, lembrando que não é possível construir sua presença digital do dia para a noite e resultados reais e consistentes só são alcançados com muito trabalho, análise e perseverança.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana