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Presença Digital

Marketing Digital: que tipo de conteúdo eu devo fazer?

Ao produzir bons conteúdos, sua empresa se torna referência na Internet e constrói autoridade de maneira sólida

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

08 de outubro de 2021, às 08h02

Atualmente, muito se fala em criação de conteúdo para Internet, visto que essa estratégia é uma das melhores formas de atrair e engajar o cliente ideal. Além disso, ao produzir bons conteúdos, sua empresa se torna referência na Internet e constrói sua autoridade de maneira sólida, agregando valor na sua marca e estruturando seu ativo digital.

Existem tipos e formatos específicos de conteúdo para cada etapa da jornada de compra do cliente, sendo assim:

O primeiro passo para criar um conteúdo certeiro, é entender as personas dos seus clientes e identificar quais são suas dores e os desafios do seu público em relação ao seu produto ou serviço.

Após a definição das personas, você precisará mapear seu conteúdo, ou seja, organizar a informação que está diretamente ligada a solução que sua empresa oferece e entender em qual estágio do funil de vendas seu potencial cliente está antes de fazer qualquer tipo de publicação.

Abaixo seguem algumas ideias para você usar em cada etapa da jornada de compra do cliente:

Etapa da conscientização

Postagens no blog da empresa são ótimas para aumentar o tráfego orgânico quando combinado com uma estratégia forte de SEO.

Outro formato interessante são posts nas redes sociais, que aumentam suas chances de ser encontrado quando outras pessoas compartilham seu conteúdo.

Vídeos curtos também são uma ótima forma de conteúdo, também pois podem ser compartilhados e ajudam sua marca a ser encontrada por novos públicos.

Etapa da consideração

Nesta etapa o foco está na geração de leads e no desenvolvimento de uma audiência mais fiel e interessada. Assim, e-books podem ser um ótimo formato, pois geralmente são mais abrangentes do que uma postagem de blog, o que significa que é mais provável que alguém troque suas informações de contato para poder baixá-lo.

Outro formato interessante são as lives, que são uma forma mais eficaz, detalhada e interativa de conteúdo de vídeo, pois oferecem um material mais abrangente do que uma postagem de blog ou um vídeo curto.

Etapa da decisão

Bons cases de sucesso podem ser uma forma eficaz de conteúdo para aqueles que estão prontos para tomar uma decisão de compra. Esse tipo de conteúdo tem o poder de influenciar diretamente a decisão do seu possível cliente.

Juntamente com os estudos de caso, ter depoimentos curtos sobre o seu site pode ser uma ótima maneira de fazer com que seu possível cliente tome a decisão de comprar da sua empresa.

Sabemos que produzir conteúdo para Internet não é uma tarefa simples, necessita de um bom planejamento e muitas vezes é necessário envolver profissionais de outras áreas (como: vendas, atendimento e suporte ao cliente) para conseguir levantar os principais temas para o desenvolvimento do conteúdo ideal.

É importante lembrar que sua empresa também pode contar com uma agência de marketing digital ou uma consultoria e assessoria de imprensa para auxiliar você nessa jornada.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana