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Presença Digital

Como crescer com o TikTok – 4 dicas práticas

Rede tem um grande engajamento junto ao público mais adulto e isso pode se refletir diretamente em benefícios para o seu negócio

Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti

23 de abril de 2022, às 08h05 • Última atualização em 23 de abril de 2022, às 08h06

O TikTok é umas das redes sociais que mais crescem no mundo e muito disso graças a Geração Z, que através de seus conteúdos irreverentes, dancinhas e postagens engraçadas, fazem da rede um verdadeiro fenômeno. Porém, a rede também tem um grande engajamento junto ao público mais adulto e isso pode se refletir diretamente em benefícios para o seu negócio.

Entre outras razões, isso acontece porque à medida que o público está ficando cada vez mais frustrado com o algoritmo do Instagram, que ninguém consegue decifrar, a falta de engajamento e atenção na plataforma está levando as pessoas a novos lugares e o TikTok parece ter percebido essa questão e está aproveitando isso.

Para sua empresa aproveitar essa oportunidade, separamos quatro dicas práticas que podem fazer a diferença no sucesso das suas ações.

Confira:

Fique atento em suas análises

Todo usuário do TikTok tem a opção de atualizar sua conta para uma conta Pro, o que é totalmente gratuito. Essas análises podem ser usadas para ajudá-lo a ajustar ou ampliar sua estratégia de conteúdo de acordo com o que seus seguidores mais gostam, para que você esteja em melhor posição para se tornar viral ou atrair mais exposição.

Nesse modo, você consegue visualizar suas análises e criar estratégias específicas. Estão disponíveis informações demográficas do seu público, horários mais ativos na plataforma, até as músicas que seus seguidores ouviram, junto a outras informações importantes.

Tenha uma bio estruturada

Uma oportunidade escondida do TikTok é a capacidade de promover seu site e outras plataformas de mídia social. No perfil de cada criador, está presente um ícone “Instagram”, que vincula automaticamente com o seu Instagram.

Há possibilidade ainda de colocar um link para web, e assim, criar a oportunidade de espalhar seu link caso seu conteúdo se torne viral. A medida que os espectadores visitam seu perfil, eles podem segui-lo no Instagram, acessar um link e ir até seu produto, curso online ou serviço.

Entenda o que está em alta

O TikTok é um aplicativo gerado automaticamente por conteúdo de tendências. É possível abrir o aplicativo e assistir a seis vídeos em dez minutos, todos com a mesma música popular. Quando algo está em alta, a melhor maneira de usar essa vantagem é pular na tendência e aproveitar a onda.

Mas como?

  • Encontre hashtags populares na página de descoberta;
  • Crie conteúdo sobre os tópicos populares e use a hashtag;
  • Utilizar a seção de músicas em alta também pode aumentar sua chance de seu vídeo ser visto.

Hashtags, não se esqueça delas!

Todos nós já ouvimos o conselho de utilizar hashtags. Porém, as hashtags são um jogo totalmente novo no TikTok, em oposição ao Instagram ou Twitter.

Neste caso, você deve usar as hashtags e palavras-chave relacionadas ao vídeo em sua postagem para ser visto por mais pessoas que se envolvem com esse tipo de conteúdo.

Usar uma hashtag não significa apenas que você entrará na página dessa hashtag – é como o algoritmo do TikTok sabe para quem mostrar seu conteúdo. Portanto, se você estiver postando dicas de alimentação saudável, usar uma hashtag como #alimentossaudaveis, fará com que seu vídeo apareça na frente de seu público-alvo perfeitamente selecionado.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana