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Presença Digital

6 passos para melhorar sua estratégia de marketing digital

Empresas que não possuem um planejamento e não fazem uma análise consistente das métricas vivem gastando dinheiro à toa

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

24 de setembro de 2021, às 09h49

Por incrível que pareça, a grande maioria das pequenas e médias empresas não têm uma estratégia de marketing estruturada. Quando tratamos de marketing digital, a situação é ainda mais complexa, pois a maioria delas agem de modo empírico, gastando dinheiro ao invés de investi-lo, já que não possuem um planejamento, um cronograma e também não fazem uma análise consistente das métricas e resultados.

Assim, não é nenhuma surpresa que essas empresas tenham muito mais probabilidade de sentir que, na maioria das vezes, seus esforços de marketing digital não atingem o resultado esperado e assim, o empresário ou tomador de decisão chega a falsa conclusão de que marketing digital não funciona, ao menos para a sua empresa.

Sem uma estratégia, o sucesso ou o fracasso são apenas uma questão de sorte, fazendo com que você corra o risco de perder todos os seus esforços. Porém, há alguns passos que, se seguidos, podem fazer toda a diferença para que a sua estratégia de marketing digital possa ter resultados mais consistentes, são eles:

1 – Defina seus objetivos

Não há estratégia sem um objetivo claro, um propósito de onde se deseja chegar. Por isso, antes de qualquer coisa, defina qual objetivo da ação.

Seu foco é  atrair novos negócios? Gerar vendas? Lançar um produto? Criar relacionamentos com seu cliente? Desenvolver uma identidade de marca na internet? Ranquear suas palavras-chave no Google? Ter mais engajamento nas suas redes sociais?

Porém, lembre-se que o mais importante é que os objetivos de marketing digital precisam ser facilmente mensurados e também permitir o cálculo do retorno sobre o investimento.

2 – Conheça sua persona

Para uma estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida, você precisa ser claro sobre quem é o seu público para que possa criar o conteúdo certo para alcançá-lo. Assim, a próxima etapa é coletar dados demográficos de seus possíveis clientes, visitantes do seu site e seguidores de mídia social, levantando informações sobre sua renda, gênero, escolaridade, entre outras informações.

O próximo passo é literalmente “sentar na cadeira do seu cliente”, ou seja, buscar entender o que ele sente, pensa e deseja. Para isso, é necessário criar a persona do seu cliente.

A persona no marketing é um perfil de comprador que sintetiza qual seria o cliente ideal. Para se chegar na persona ideal, são criados personagens fictícios, mas que podem ter características dos seus clientes reais. Existe um gerador de personas gratuito, disponível na Internet, que pode ajudar nessa etapa.

3 – Estabeleça seus KPIs

KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador chave de Performance. São indicadores chaves que mostrarão se suas ações estão atingindo os objetivos propostos. Estes indicadores devem servir de guia para sua empresa alcançar suas metas. Os KPIs devem ser acompanhados durante toda a ação de marketing.

É importante lembrar que cada empresa deve definir quais indicadores deve acompanhar, pois uma determinada métrica que é importante para uma empresa pode necessariamente não ser para outra.

4 – Defina o seu conteúdo

O próximo passo é levantar os tipos de conteúdo que você precisa desenvolver e seus formatos. As estratégias de marketing digital mais bem sucedidas dependem de ter um núcleo de conteúdo publicado em seu próprio site, que pode então ser reaproveitado e compartilhado em outros canais e formatos.

Lembre-se que o conteúdo a ser desenvolvido deve sempre buscar resolver uma dor ou problema que sua persona tem.

Por exemplo, ao invés de apenas divulgar seu produto ou serviço através de um post ou propaganda, busque salientar os problemas que ele pode resolver para seu possível cliente.

5 – Crie um calendário de publicação

Um dos maiores erros que as pequenas e médias empresas cometem ao iniciar uma ação de marketing digital é a falta de regularidade. Da mesma forma que é impossível obter resultados frequentando uma academia de ginástica por um curto período, muitas empresas não conseguem resultado por não manterem a regularidade de suas ações.

Como parte de sua estratégia de marketing digital, você precisará criar um calendário com a frequência que deseja publicar seu conteúdo em cada uma das plataformas que deseja usar. A falta de planejamento é um erro fundamental que poderá frustrar suas expectativas, por isso é essencial usar um calendário de publicações para programar todo o seu conteúdo.

6 – Analise tudo 

Finalmente, é hora de avaliar o sucesso de sua estratégia de marketing. Para fazer isso, você retornará aos KPIs que definiu no início do plano de estratégia de conteúdo e verá o que mudou e se está atingindo suas metas.

Ao monitorar seu progresso, você poderá ajustar sua estratégia de marketing em intervalos regulares para que ela esteja sempre atualizada.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana