24 de abril de 2024 Atualizado 09:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Presença Digital

2022 está logo aí: adapte-se enquanto é tempo!

Onde está a sua empresa? O Marketing Digital não é somente importante, mas essencial para qualquer negócio!

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

15 de outubro de 2021, às 12h10 • Última atualização em 15 de outubro de 2021, às 12h12

O marketing digital é uma realidade que veio para ficar, ele não é uma modinha com durabilidade curta. A grande verdade é que a forma das empresas divulgarem seus produtos e serviços mudou completamente, assim como os hábitos do consumidor, principalmente após a pandemia, passaram por grandes transformações.

Hoje em dia, o foco é a tecnologia e a forma que as pessoas se relacionam com ela. Basta andar nas ruas ou frequentar qualquer local público para perceber que os olhos das pessoas estão focados nos dispositivos móveis, seja nas redes sociais, WhatsApp ou fazendo alguma pesquisa nos buscadores, como o Google.

Atualmente, a internet se tornou o canal preferido para o consumidor fazer um orçamento de produto ou serviço. É fato que revistas, classificados impressos e jornais ainda têm seu lugar na forma que as pessoas consomem conteúdos, porém, a internet tem apresentado um protagonismo gigantesco na maneira que as pessoas buscam as informações.

Além disso, a maioria dos jornais e revistas já estão atuando no formato digital, atingindo muito mais leitores através das novas mídias e as empresas estão se adaptando para permanecer no mercado, pois é fundamental estar onde o seu consumidor está.

Então, onde está sua empresa?

Sem sombras de dúvidas, o Marketing Digital não é somente importante, mas essencial para qualquer negócio. Independente do porte da empresa, é necessário seguir tendências e manter-se em constante atualização, pois o mundo dos negócios tem se renovado a cada dia.

O Marketing Digital traz a visibilidade que sua empresa precisa para se relacionar com as pessoas que estão conectadas. Atualmente, investir em conteúdo e postagens em redes sociais é fundamental para qualquer empresa que queira sair do anonimato digital e ser lembrada por seus clientes. Esse é um trabalho contínuo, que aliado a boas estratégias, podem oferecer resultados bem mais precisos.

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital, é que diferentemente das mídias tradicionais, através dele é possível acompanhar o desempenho do trabalho. As ferramentas utilizadas permitem identificar o número de visualizações das postagens, tempo de permanência no site e os resultados das suas campanhas, muitas vezes em tempo real.

A adaptação do Marketing Digital para as novas mídias

As ferramentas usadas no Marketing Digital estão sempre em constante evolução,  um exemplo disso é o uso de chatbots para implementar o atendimento ao cliente. A integração dessas ferramentas é outra tendência que permite mensurar melhorar os resultados das campanhas.

Aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram não servem apenas para a divulgação dos produtos e serviços da empresa, mas permitem uma interação direta com seu consumidor, e assim, a empresa pode criar um verdadeiro relacionamento com ele.

Mas, não podemos esquecer que todas as ações de Marketing Digital estão cada vez mais voltadas para os dispositivos móveis. Pesquisas mostram que cerca de 85% dos brasileiros navegam na internet usando o celular e não o computador. Outro dado simplesmente incrível é que cerca de 90% dos consumidores pedem orçamentos de produtos e serviços pela Internet.

As novidades no Marketing Digital para os próximos anos são ambiciosas, estima-se que a busca por voz cresça nas pesquisas do Google, os consumidores vão buscar mais autenticidade das marcas no mercado e haverá um grande avanço no uso de inteligência artificial para ajudar as empresas a atenderem melhor os seus consumidores online.

Sua empresa não pode ficar fora dessa transformação

Marcar a presença online e realizar campanhas na internet com qualidade e que gerem retorno, exige planejamento, estudo e sobretudo, a aplicação de estratégias específicas, como gestão de tráfego, SEO, captura de leads (clientes em potencial), entre outras técnicas.

Já estamos em um tempo em que o Marketing Digital não é mais uma opção para as empresas, mas sim, uma necessidade de sobrevivência para se manter ativo no mercado. Quanto antes sua empresa se adaptar, mais rápido aparecerão os resultados.

Conquiste seu “lugar ao sol” o quanto antes, pois como você já sabe, seus concorrentes não dormem em serviço!

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana