15 de julho de 2024 Atualizado 23:10

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Pontos de encontro de uma geração

Por Katya Forti

31 de agosto de 2023, às 10h23

Salas de cinema, fonte luminosa e algumas voltas na praça. Tudo isso e muito mais fazem parte das memórias afetivas dos moradores da cidade de Americana em décadas já vividas. Cine Carioba, Cine Glória, Cine Brasil e Cine Cacique. Quanta saudade e quantas lembranças. Riso farto com Os Trapalhões, Mazzaropi, dentre outros.

Filas quilométricas se formavam ao lado de fora, na época em que os filmes eram bastante aguardados pelas crianças. Os pais acompanhavam os filhos na matinê. O cheirinho de pipoca ainda posso sentir. Os dois últimos filmes que fui assistir no Cacique: Evita (a biografia de Eva Peron) e Titanic.

Não podemos esquecer das salas de cinema no Welcome Center. Também atraíam muitos apaixonados por este segmento. Inclusive cheguei a assistir algumas produções cinematográficas por lá.

Como exemplos de projetos existentes neste sentido: o Cine Clube Estação e o Cine Biblioteca. Fica a expectativa da inauguração do shopping, que está sendo construído em nossa cidade, para a vinda e permanência de algumas salas de cinema.

Costumo dizer que aqui habita um celeiro de talentos. Há muitas pessoas que produzem cultura, em diversos segmentos e que buscam cativar ao seu público com aquilo que faz seu coração vibrar.

Deixo uma merecida homenagem aos atores. “Trabalhar o ator é sobretudo e antes de mais nada, preparar seu corpo não para que ele diga, mas para que ele permita dizer. A arte de ator é uma viagem para dentro de nós mesmos, um reatar contato com recantos secretos, esquecidos, com a memória. A verdadeira técnica da arte de ator é aquela que consegue esculpir o corpo e as ações físicas no tempo e no espaço, acordando memórias, dinamizando energias potenciais e humanas, tanto para o ator quanto para o espectador”. (Luís Otávio Burnier). Q

Katya Forti
De Americana. Pedagoga e escritora
katyaforti.kf@gmail.com

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.