18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

Toda cerveja é perfeita?

Problemas na estocagem, produção e distribuição do produto podem resultar em cervejas com sabores indesejados

Por Papo Fermentado

08 de julho de 2021, às 08h12

A resposta é “não”. Por mais que se escolha ingredientes de ótima procedência para fazer uma cerveja, se não estivermos atentos à estocagem, produção, sanitização, distribuição e venda da bebida e também ao seu serviço, tudo pode ser em vão.

Papo Fermentado explica o que são os chamados off flavour, os sabores indesejados da sua cerveja – Foto: Divulgação

Imagine só o quão frustrante deve ser realizar um investimento para comprar os insumos, deixar a cerveja fermentar por 5,7, mais de 10 dias e quando vai provar… Opa! Tem algo que não deveria estar ali. Esses aromas e sabores indesejados são chamados de off flavours e conseguimos percebê-los com treino. Para alguns estilos de cerveja determinados off flavours podem ser presentes, mas para outros… nem pensar.

Listamos a seguir os defeitos mais comuns:

Oxidação

Notas de papelão, papel molhado. É o mais comum e é formado pelo contato do líquido com o oxigênio desde o envase até a estocagem da cerveja.

Diacetil

Notas de manteiga, pipoca com manteiga, creme de leite, mel. Gera certa cremosidade na boca. É pertinente em alguns estilos, como Bohemian Pilsner. É formado durante uma fermentação “incompleta” ou por contaminação microbiológica.

DMS

Notas de milho, vegetais cozidos, repolho. É formado por um elemento presente no malte que, durante a mostura (quando aquecido), é convertido em DMS. Também pode ser formado por contaminação bacteriana.

Ácido Isovalérico

Notas de queijo rançoso, suor. É formado devido a utilização de lúpulo velho na produção ou alta dosagem.

Lightstruck

Notas de gambá, horto florestal. É formado devido à exposição da cerveja à luz. O lúpulo modifica-se e produz esse aroma.

Metálico

Notas de moeda, algo ferroso, lembra sangue. É formado quando a cerveja entra em contato com equipamentos de metal ou por meio de embalagens de lata, tampa de garrafa e barris. Grãos que não são armazenados corretamente também podem causar esse defeito.

E aí, você já percebeu algum desses off flavours? Se você é um cervejeiro caseiro atente-se sempre para o uso de insumos de boa qualidade, cuide do armazenamento, evite falhas nos processos de produção como moagem do malte, fervura e fermentação, higienize bem os equipamentos e redobre o cuidado no momento do envase e o armazenamento da cerveja, evite contato com oxigênio.

Saúde!

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.