12 de maio de 2021 Atualizado 17:33

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

O que faz um sommelier de cervejas?

No Brasil a primeira turma foi formada em 2010 e a partir de então o número de profissionais vem crescendo cada vez mais

Por Papo Fermentado

15 abr 2021 às 10:46

Não há maneira melhor de começar esse texto do que dizendo: “Obrigado, equipe do jornal O Liberal!”. Na última segunda-feira, dia 12, tivemos a oportunidade de participar de uma live no Instagram do jornal, um bate-papo super leve e descontraído que teve como foco principal a cerveja, claro!

Contamos como nos aventuramos nessa profissão, como surgiu o Papo Fermentado, a descoberta da cerveja há 10.000 a.C, a forma que essa bebida une as pessoas, trouxemos assuntos que são de maior curiosidade para o público e também tiramos dúvidas dos participantes. Foi incrível! Sessenta minutos que passaram na velocidade da luz! Obrigado novamente, Jucimara e todos do jornal.

Esse encontro foi tão valioso que decidimos continuá-lo aqui na coluna e o assunto de hoje será: “Mas afinal, o que faz um sommelier de cervejas?”. Alguns não conhecem esse termo, outros acham que só existe sommelier de vinhos, outros ainda não conhecem a abrangência dessa profissão…

Então, vamos bater um papo sobre isso?

Sommelier de cervejas agora é profissão reconhecida no Brasil

Em abril deste ano, os sommeliers de cervejas receberam um grande presente: a partir de 2022 a profissão integrará a Classificação Brasileira de Ocupações, a CBO. Há algum tempo vínhamos esperando esse momento devido ao mercado de cervejas estar em constante expansão, nossa profissão ser cada vez mais procurada e ganhar novos adeptos.

Para que isso se consolidasse foi preciso realizar uma solicitação formal com uma série de documentos comprobatórios, como a quantidade de profissionais que atuam na área e suas atribuições. Se não fosse pela mobilização de profissionais relevantes da área, ainda estaríamos apenas sonhando com esse dia. Essa consolidação gera valor e visibilidade para nós.

O surgimento da profissão

Aqui no Brasil a primeira turma foi formada em 2010 e a partir de então o número de profissionais vem crescendo cada vez mais. Mas não pense que essa profissão é recente! Segundo informações do site da Associação Brasileira de Sommeliers tudo começou na França, durante a Idade Média, época em que carroceiros transportavam o vinho de um palácio para o outro e, antes de ser servido aos nobres, deviam prová-lo para confirmar sua qualidade e conservação.

Fernanda Brito, sommelière de cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil – Foto: Arquivo pessoal

A palavra sommelier é fortemente ligada ao homem profissional do vinho, mas o termo feminino, sommelière, também existe e também há profissionais como este relacionado à cachaça e ao saquê.

Atribuições de um sommelier de cervejas

Estamos envolvidos em praticamente tudo que envolve cerveja, mas não basta ser apenas um apreciador, é preciso muito estudo, seriedade e comprometimento. Existem escolas que oferecem o curso de sommelieria, como o Instituto de Cerveja Brasil (ICB), Science of Beer Institute e Escola Superior de Cerveja e Malte. Elas atraem amantes da bebida, atendentes de bares e restaurantes, profissionais que atuam em cervejarias, profissionais de marketing, etc.

Com a formação nesse curso que possui carga horária aproximada de 100 horas, o sommelier deve conhecer a fundo a história da bebida, os estilos e as diferentes escolas cervejeiras, as matérias primas, os processos de fabricação, legislação, como efetuar um serviço perfeito, diretrizes de harmonização, entre outros. O ponto mais importante é: deve ser capaz de realizar uma análise sensorial profunda das cervejas. Suas áreas de atuação são diversas e podem ser:

  • Na linha de frente do serviço em bares, restaurantes e hotéis, auxiliando o cliente a escolher sua cerveja, tirando dúvidas, explicando de forma sucinta e de fácil compreensão suas principais características, realizando o serviço da bebida com maestria… Enfim, garantindo que o cliente tenha uma excelente experiência;
  • Na elaboração de cartas de cervejas condizentes com o público de cada estabelecimento
  • Na organização de palestras e eventos de degustação e harmonização
  • No treinamento de equipes de atendimento
  • Atuando em distribuidoras de bebidas, escolhendo as opções de cervejas mais interessantes para os clientes
  • Atuando em importadoras de bebidas, através da seleção de rótulos e descrevendo informações técnicas sobre eles
  • Dentro de cervejarias auxiliando na criação de novas receitas, verificando a qualidade da bebida, se está dentro do estilo descrito, trabalhando com o time de marketing, realizando visitas pela fábrica, organizando eventos…
  • Prestando consultoria para bares, restaurantes e cervejarias

O sommelier é um profissional que não para de estudar

São muitas as áreas que o sommelier pode atuar. O Papo Fermentado, por exemplo, é uma empresa de disseminação de cultura cervejeira e fazemos isso através de eventos corporativos, palestras para grupos pequenos ou para empresas, criação de conteúdo para a internet, etc.

Bruno Martinelli, sommelier de cervejas durante um evento de degustação do Papo Fermentado – Foto: Arquivo pessoal

A área de alimentos e bebidas sempre nos trás novidades, esse mercado muda constantemente e cada vez mais os “micro segmentos” emaranham-se uns nos outros. O café, a cachaça, o vinho, o saquê, a mixologia, a cerveja… um faz parte do outro e também se entrelaçam com o plantio, com a colheita, com a elaboração de novos produtos e criação de receitas, com a culinária oriental e ocidental… Alimentos e bebidas juntos, parecem não ter fim, e que bom! Pois assim temos um amplo universo a ser descoberto.

Por isso, estar atento às mudanças, entender outros processos sem ser o cervejeiro, saber comunicar-se com apreciadores de outras bebidas, entender como os cinco sentidos influenciam as escolhas gastronômicas, ser mais ouvinte do que palestrante, aprender a decifrar as preferências do cliente… são apenas algumas das outras habilidades essenciais para ser um sommelier completo. Portanto, vai além de analisar cervejas, indicar rótulos e dizer que são bons ou ruins.

O que é ser sommelier de cervejas para o Papo Fermentado

Para nós é servir. Estar a serviço do cliente, a serviço do mercado, a serviço da cerveja, é estar disposto a fazer o mercado crescer. É instruir sem ditar regras, é auxiliar sem atropelar o gosto pessoal do cliente, é ter discrição sem ser apático.

Para resumir, nossa função é criar pontes entre o cliente e a bebida, uma ponte sólida, segura, sem desníveis e que possibilite uma caminhada tranquila, longa, de contemplação da paisagem e crescimento a cada passo.

SAÚDE!

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.