25 de abril de 2024 Atualizado 08:52

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

Como surgiu a Oktoberfest?

A Oktoberfest é uma grande festa folclórica, a maior do mundo, mas não pense que sempre foi regada a cervejas, danças e comidas típicas

Por Papo Fermentado

07 de outubro de 2021, às 09h47

Chegou o mês de Outubro e se você gosta de cervejas já deve ter pensado em Oktoberfest. Por conta da pandemia do Covid 19, essa grande festa que acontece em Munique, na Alemanha, foi cancelada e a versão brasileira que acontece em Blumenau, também. Vamos torcer para que tudo se normalize o mais rápido possível para que grandes eventos voltem a acontecer com segurança.

Se você tem curiosidade de saber como essa festa surgiu, algumas curiosidades e tradições é só acompanhar a leitura conosco.

Como surgiu a Oktoberfest Erdinger – Foto: Divulgação

A Oktoberfest é uma grande festa folclórica, a maior do mundo, mas não pense que sempre foi regada a cervejas, danças e comidas típicas. Tudo começou quando o duque da Baviera proibiu a produção de cervejas durante a primavera e o verão (de abril a setembro) e então em março os cervejeiros produziam suas bebidas com toda a matéria prima que possuíam para que durassem até o início de outubro.

No mês em questão, toda a cerveja deveria ser completamente consumida para que os barris em que era armazenada se esvaziassem e pudessem ser usados para novas cervejas. Criou-se então uma festa chamada “Oktoberfest”, na qual toda a bebida era consumida.

Tanto o estilo de cerveja que era produzido para essa ocasião (a Märzen)  quanto a festa, foram evoluindo e Oktoberfestbier tornou-se tanto um estilo de cerveja quanto o nome da festa que foi formalizado em 12/10/1810 através do casamento do príncipe Ludwig da Baviera com a princesa Teresa da Saxônia-Hildburghausen. Na ocasião, houve uma grande festa para toda a população em áreas de pastagens (que recebeu o nome de Theresienwiese – Campo de Theresa) fora de Munique. A grande atração foi uma corrida de cavalos e não a cerveja como muitos imaginam. Independente da grande estrela, a festa foi um sucesso e repetiu-se no ano seguinte para comemorar o aniversário de casamento.

Já por volta de 1814 acredita-se que a cerveja começou a ser incorporada de fato à festa. Somente seis cervejarias de Munique podem denominar suas cervejas como Oktoberfestbier e servi-las na festa: Spaten, Paulaner, Augustiner, Hofbräuhaus, Hacker-Pschorr e Löwenbräu. Vale lembrar que esse não é o único estilo servido

Munique recebe mais de 5 milhões de visitantes durante a Oktoberfest e mais de 6 milhões de litros de cerveja são consumidos. Ao contrário do que se imagina, tem início em Setembro e finaliza no início de Outubro, durando cerca de duas semanas. O fato dá-se pelo clima de setembro ser mais ameno, menos frio que em Outubro.

Além da oportunidade de beber cerveja em grandes canecas de um litro (chamadas de Mass), a Oktoberfest também proporciona conhecermos pratos típicos, desfiles, bandas alemãs e etc.

Conheciam essa história? Já esteve na Oktoberfest de Munique ou de Blumenau? Nos conte através do Instagram @papofermentado

Saúde!

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.