28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

5 cervejas para curtir o Inverno

Confira a sugestão de cinco rótulos que vai aquecer na estação mais fria do ano

Por Papo Fermentado

24 de junho de 2021, às 11h37

Chegou a estação do ano que mais divide opiniões: o Inverno. Há quem ame, há quem não goste. Há quem goste de usar botas, cachecóis e agasalhos e há quem apenas conte os dias para a chegada da Primavera. De qual lado você fica?

Wals Quadruppel é uma das cervejas sugeridas pelo Papo Fermentado – Foto: Divulgação

A verdade é que independente da estação do ano sempre há boas cervejas para acompanhar cada momento. Nós sabemos que a maioria das pessoas pensam em inverno e, automaticamente, correlacionam com o vinho (que delícia), mas hoje nós vamos te sugerir cinco cervejas escuras, tostadas, umas mais alcoólicas e outras menos, umas com maior presença de chocolate e outras de café, umas mais licorosas e outras com corpo mediano.

Sabe aquela cerveja que nos aquece? São elas. Anote aí:

1. Demoiselle – Cervejaria Colorado

Uma cerveja com intensa presença de café, fazendo jus a adição do grão na receita. Notas de chocolate amargo e cacau complementam o sabor e a torra do malte confere um amargor médio. Uma cerveja cheia de personalidade com seu suave 6% de teor alcoólico.

2. Dama Stout – Dama Bier

Cerveja de intensidade semelhante a anterior. Também apresenta notas de café, chocolate e suave queimado que confere um amargor mais elevado vindo do malte. Possui corpo médio/alto e também 6% de teor alcoólico.

3. Porter – Leopoldina

Intensa, com nuances de torra evidentes equilibradas com lúpulo cítrico e levemente frutado. Chocolate, caramelo e cacau presentes, amargor médio e sutil presença de frutas vermelhas. Também possui 6% de teor alcoólico.

4. Pikantus – Erdinger

A versão escura e mais alcoólica da cerveja de trigo clássico alemã. Chocolate ao leite e notas acastanhadas fazem parte do buquê sensorial em conjunto com frutas bem maduras, principalmente banana e um toque de noz moscada em paralelo ao prenúncio alcoólico, o amargor é baixo. Um exemplar de alta carbonatação e corpo aveludado sendo, ambos, viáveis para sustentar os 7,3% de teor alcoólico.

5. Wals Quadruppel

Potente, complexa, alcoólica, aveludada. Intenso aroma de chocolate, toffee, caramelo, mel, ameixas, uvas passas e especiarias.  É refermentada na garrafa e possui 11% de álcool. Uma cerveja marcante com perfil licoroso.

Todas essas cervejas são fáceis de encontrar no mercado ou em e-commerce. Qual será a primeira que você vai provar?

SAÚDE!

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.