21 de outubro de 2021 Atualizado 23:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

4 cervejas maturadas em madeira

Papo Fermentado mostra quatro rótulos de cervejas que são possíveis de encontrar em empório e e-commerce

Por Papo Fermentado

16 set 2021 às 10:00

Você já provou uma cerveja que teve contato com madeira? Na semana
passada disponibilizamos um texto
com informações sobre essa interação e, apesar de parecer um texto longo, é apenas uma vírgula sobre esse assunto tão vasto e que ainda estamos descobrindo aqui no Brasil.

Papo Fermentado dá dicas de cervejas envelhecidas em madeira – Foto: Divulgação

Como a prática é sempre mais gostosa do que a teoria, escolhemos quatro cervejas que já degustamos, gostamos e que são possíveis de encontrar em empório e e-commerce – umas mais fáceis do que as outras. Cervejas que são maturadas em madeira geralmente são sazonais, feitas em pequenos lotes, esgotam rápido…

Enfim, é difícil mas aqui está:

Imigração Wood Cachaça Lambic – Safra 2020

Cerveja envelhecida por dois anos em barril de bálsamo que anteriormente abrigou cachaça. O estilo base tem acidez marcante e são incorporadas notas de caramelo e melado que se assemelham ao destilado. As notas amadeiradas estão presentes e também aromas frutados como abacaxi e frutas em calda. A receita ainda leva adição de açúcar de cana, aveia e semente de coentro. Teor alcoólico de 10% e 15 IBU.

Petroleum Amburana

Cerveja Imperial Stout maturada em barris com tosta alta de amburana. A cerveja adquire aroma adocicado, intenso, com notas de especiarias como canela e aroma pronunciado de coco queimado. O gosto adocicado, residual amargo e a adstringência são persistentes. Teor alcoólico de 12% e 96 IBU.

Bourbon County

A safra que temos é de 2019, mas todos os anos a Goose Island lança essa cerveja (fiquem de olho pois está para sair a desse ano e os lotes são limitadíssimos). Bourbon County é uma das cervejas Imperial Stout mais especiais e premiadas do mundo. É envelhecida em diferentes barris de Bourbon, que deram origem a uma cerveja aromática e saborosa, com notas de cacau, baunilha, caramelo, chocolate e amêndoa. Essa que temos tem 15,2% ABV e leva adição de cacau belga.

Dama Reserva 10

Esse exemplar da cervejaria piracicabana Dama é maravilhoso. O estilo base é uma American Wheat Wine que permanece por 11 anos em contato com carvalho europeu e americano, maple e amburana. Uma cerveja aveludada, maltada, caramelada, com notas de frutas secas, coco e vínicas.

Qual dessas você ficou com mais vontade de provar?

Saúde!

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.