15 de julho de 2024 Atualizado 11:39

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Papel da indústria e o êxito dos ODS

Por Rafael Cervone

27 de julho de 2023, às 11h45 • Última atualização em 27 de julho de 2023, às 11h46

A comunidade internacional reconhece o papel decisivo da indústria para incrementar os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O tema foi abordado em quatro workshops regionais realizados pela Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), reunindo representantes dos seus estados-membros e especialistas da África, Ásia, Europa Oriental e América Latina.

Problemas como a pandemia de Covid-19, tensões geopolíticas e crescentes taxas de inflação agravaram o atraso na agenda dos ODS, em que o prazo se expira em 2030. Nesse cenário, a indústria, na condição de alavanca essencial da expansão econômica, é o fator-chave para a criação de empregos decentes, bem como deve liderar a transição verde e promover a inovação.

As conclusões dos workshops incluíram acordo sobre novas políticas industriais em todas as regiões e a necessidade de maior capacidade do Estado para implementar essas medidas.

Ênfase ambiental, digitalização e participação em cadeias globais e regionais de valor foram identificadas como as principais oportunidades para acelerar os 17 ODS. É exatamente o que estamos propondo no Brasil, como consta das Diretrizes Prioritárias Governo Federal 2023-2026, elaboradas pela Fiesp e Ciesp.

Nosso País já apresentou períodos de crescimento virtuoso, puxados pelo vigor das fábricas. Agora, precisa resgatar esse motor, a partir de uma visão contemporânea, digital e sustentável.

Que esse motor possa ser voltado ao advento de uma economia menos intensiva em carbono, mais produtiva, socialmente mais justa e inclusiva. Com esses avanços, seguiremos acreditando na viabilidade dos ODS.

Rafael Cervone
Engenheiro, empresário e presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.