26 de novembro de 2020 Atualizado 23:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Palanque no viaduto

Por Redação

22 set 2020 às 08:54

Na semana passada, o Viaduto Amadeu Elias se tornou palco de campanha, literalmente, para candidatos à Prefeitura de Americana. A via se tornou alvo de grande discussão depois que a administração decidiu transformá-la em mão única, no sentido centro-bairro, em 2018, com objetivo de aliviar o movimento em torno do viaduto.

O alívio ocorreu, mas o novo caminho imposto aos moradores dificultou a vida de muita gente. No mês passado, por exemplo, comerciantes protestaram a favor da mão dupla, alegando que a alteração tinha esvaziado o movimento na região onde mantêm seus comércios. O prefeito Omar Najar chegou a sacramentar que sua administração não faria mudanças e disse que qualquer alteração ficaria para o próximo prefeito.

A reconsideração, entretanto, veio carregada de um viés político. Na última quarta-feira, Omar declarou seu apoio ao candidato Chico Sardelli (PV). Dois dias depois, foi o próprio Chico quem revelou a decisão da prefeitura de voltar a mão dupla no viaduto. Neste meio tempo, na quinta, o candidato Rafael Macris (PSDB) havia feito do retorno do sentido duplo promessa de campanha.

O anúncio de Chico foi, na verdade, um contra-ataque a quem deverá ser o seu principal concorrente em mais uma eleição que participa. Uma tática que é parte do jogo e que dá indícios de que – além do prefeito – a máquina do governo, da qual seu grupo político faz parte, está do seu lado.

Nesta segunda-feira, porém, Omar gravou um vídeo junto a Rafael Macris, também lhe dando apoio. O anúncio pegou muita gente de surpresa, mas resta saber se, além das palavras, também o ajudará pautando sua campanha com ações do governo, como fez com Chico. A troca de afagos entre os três políticos só torna essa histórica e numerosa eleição à Prefeitura de Americana uma disputa recheada de incertezas.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.