28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Os números e a denúncia

Enquanto junho caminha para ser o pior mês da pandemia em Americana, surge denúncia de problemas com respiradores que precisa ser apurada

Por Redação

27 de junho de 2021, às 09h02

Diante da falta de qualquer nova medida para conter a transmissão pelo coronavírus, Americana caminha para ter em junho o pior mês da pandemia. Conforme o LIBERAL revelou, nesta semana, o município já registrou o recorde de casos notificados da doença. Ou seja: nunca houve tanta notícia de gente da cidade infectada pelo vírus. Isso apenas dentro de junho, um mês que sequer terminou.

Para o mesmo rumo caminham as estatísticas de óbitos. Até então, abril é quem detém a maior quantidade de mortes pela Covid-19 em Americana, com 107 casos fatais. Mas, até esta sexta-feira, o município já contabilizava 96 óbitos, tendo confirmado apenas entre quinta e sexta 28 mortes, a maioria de pacientes na faixa dos 50 anos.

O avanço da doença neste mês já era estampado nestas páginas há dias, com destaque para a alta ocupação dos leitos, que, finalmente, passou a cair no final da última semana. Ainda assim, alguns mais continuarão a padecer por conta da pandemia que já não encontra mais tanto vigor em medidas do poder público. O desgaste do abre-fecha deu lugar para anúncio de ações como “aumentamos os leitos” ou “compramos novos respiradores”, ou seja, nada que evite a contaminação, e muitas vezes, paliativo aos já infectados.

No meio deste caos ignorado por muitos, surge uma denúncia preocupante no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. O suposto problema com os respiradores comprados pela prefeitura com verba da câmara, mostrado pelo LIBERAL neste sábado, precisa ser devidamente apurado, ainda mais por ter sido originado de um apelo técnico, de funcionários do hospital. Soa também necessário que se esclareça com todas as letras se tais equipamentos tiveram relação com óbitos que ocorreram na unidade, haja vista que os boletins epidemiológicos da prefeitura frequentemente trazem-na como local de morte de muitos internados pela Covid.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.