28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

OS na Saúde

Opção por OS na Saúde tem histórico polêmico em Americana, mas, se amparada em resultado e fiscalização, pode ser positiva à população local

Por Redação

01 de maio de 2022, às 09h35

A decisão da Prefeitura de Americana de buscar uma OS (Organização Social) para gerir as principais unidades de saúde do município ganhou uma estimativa de gastos na última semana. Conforme o LIBERAL mostrou, com exclusividade, o governo prevê R$ 80 milhões no orçamento anual para bancar a entidade que ficaria responsável pela gestão do Hospital municipal Dr. Waldemar Tebaldi, da futura UPA da Avenida Cillos, no bairro São José, e da Unacon, a unidade de tratamento para pacientes com câncer que está sendo construída no prédio do HM.

Sabe-se que a opção por organizações sociais para ser um órgão complementar – e muitas das vezes, protagonista – na prestação da saúde pública em um município é carregada de polêmicas e desafios. Em Americana, durante a gestão do ex-prefeito Diego De Nadai, tal modalidade levou a episódios policialescos, que foram da pura má-gestão de recursos a investigações por suspeitas de corrupção, com repercussão nacional.

De fato, a administração da saúde pública em uma cidade do porte de Americana, conurbada a outros municípios, é complexa. A atração do terceiro setor, no entanto, deve ser calcada sob vantagens para o erário público, qualidade na ponta e responsabilidades do governo.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

É preciso que haja, por parte da administração, uma exigência por eficiência e resultado a quem assumir a missão de prover a saúde. É o mínimo, ainda, que a prefeitura se comprometa a um trabalho de fiscalização rígido e constante sobre a atuação da organização social escolhida.

Ainda que tenha havido avanços, ao menos estruturais, a saúde em Americana continua como uma grande queixa popular, especialmente em tempos de pandemia e surto de dengue. Um trabalho técnico – e não populista – que enxergue as necessidades e cumpra à risca com suas obrigações é fundamental para que a ideia da OS funcione.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.