19 de julho de 2024 Atualizado 17:45

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Os especialistas em segurança

Por Luiz Antonio Crivelari

31 de outubro de 2023, às 09h41

Frequentemente nos deparamos com pessoas que se denominam “especialista em segurança pública” discorrendo sobre esse importante tema. Via de regra isso ocorre após um crime de grande repercussão.

Faço uma pausa para louvar aqueles que realmente estudam, vivem e conhecem o assunto. Pessoas que jamais colocaram o traseiro num banco de viatura policial, que jamais sentiram o cheiro da pólvora ou o calor das balas zunindo sobre as suas cabeças e nem mesmo viram um companheiro tombar ao lado, estufam o peito, usando meia dúzia de frases de efeito numa retórica de filmes de ficção e se denominam “especialistas em segurança pública”

Vivenciei por 30 longos anos a polícia onde, detive, prendi, e mesmo participei de combates com resultado de morte, o que sempre lamentamos. Mantenho contato com policiais abnegados que se aperfeiçoam e vivenciam o dia a dia do combate ao crime.

Todos os especialistas são categóricos e unânimes de que para se manter na profissão exitosa tem que se aperfeiçoar todo dia, estudar, conhecer e avaliar até os mínimos erros.

Que tristeza abate nesse profissional calejado, quando houve baboseiras que violência se combate com inteligência, tem que desarmar a polícia para dar equidade ao combate e precisa mudar o currículo da formação do policial.

De que inteligência o especialista se refere? Acabe com a polícia e depois chame o Batman. Sabe lá esse sujeito que o soldado da Policia Militar enfrenta concursos draconianos numa Escola Superior de Formação de Soldado. E não é fácil ingressar na Polícia Civil e na Guarda Municipal. Segurança pública não se encontra e compra em qualquer esquina. Pergunte a qualquer desses especialistas a origem da palavra “polícia”. Vai ser difícil encontrar a resposta. Eu te juro, não se eu rio ou se choro. Q

Luiz Antonio Crivelari
Major veterano da Polícia Militar

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.