25 de julho de 2021 Atualizado 12:01

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Blog da Eclética - por Jucimara Lima

Os 90 anos de Gumercindo Sgobin

Por Jucimara Lima

20 jun 2021 às 18:12

O aniversariante Gumercindo Sgobin entre os filhos Airton, Mariléia e Lysiane - Foto: Arquivo Pessoal

No dia 20 de fevereiro de 1931 nascia em Santa Bárbara d’Oeste Gumercindo Sgobin, um dos filhos do agricultor Pedro Sgobin e Assumpta Piffer (ambos in memorian).

Ainda criança, ele se mudou para Hortolândia, quando ainda era Jacuba. Ótimo aluno, completou o pré-primário em Sumaré, na época em que a cidade ainda era Rebouças, e ele ia de trem de uma para outra.

Como o pai arrendava sítios, viveu em outras cidades da região, contudo, a maior parte passou em Americana, onde construiu a vida, trabalhou e se aposentou.

Da mocidade, se recorda bem dos tempos em que morava na rua Vital Brasil, no bairro Girassol, quando viu a família ajudar na construção da igreja do Bom Jesus.

Além disso, guarda boas lembranças dos bailes de Carioba, Rio Branco e tantas outras festas emblemáticas que marcaram uma geração.

Profissionalmente, atuou a vida toda como motorista, sendo um dos primeiro da Transportadora Americana, com passagens pelo Armazém Luchiari, Toyobo Têxtil do Brasil e Recap.

No auge de sua juventude, Gumercindo se encantou com a então jovem Maria Mina (in memorian), que após apenas seis meses de namoro, passaria a assinar o sobrenome Sgobin, e com quem ele ficaria casado por quase 60 anos.

Com ela, teve os filhos Airton, o saudoso Adilson, as filhas Marileia e Lysiane, além dos netos Pedro, Vitória, Mariana e Ana Júlia.

Aos 90 anos, agora celebra a alegria da chegada recente do primeiro bisneto, o fofíssimo Miguel, e já aguarda com ansiedade a vinda do segundo, agora uma menininha, a Ayra, que já está a caminho e em breve virá aumentar essa numerosa e querida família.

Quando comemorou aniversário lá no começo do ano, ganhou dos familiares uma festa, realizada na casa do seu primogênito, onde vive atualmente.

Para tornar o ambiente mais seguro, somado ao fato da família ser italiana, a noite foi de pizza, contudo, sem esquecer das máscaras e muito álcool gel.
Grande patriarca, daqueles que já não se fazem mais, ele mereceu o carinho.

Hoje, publicamos cliques da noite, para recordar e deixar registrado esse momento tão feliz, até como uma forma de homenagem para ele. Confira!

Jucimara Lima

Blog da colunista social do LIBERAL, Jucimara Lima, com notícias e informações sobre Americana e região!