24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Oito dicas para ler mais de um livro ao mesmo tempo

Quer aderir à “poligamia literária”? Confira as dicas do blog Pelas Páginas da Literatura para conciliar duas (ou mais) leituras

Por Marina Zanaki

22 de fevereiro de 2022, às 14h16

Se ler um livro é muito bom, ler dois livros é bom demais. Começar um novo título enquanto não termina outro pode ser controverso, mas a verdade é que a prática só tem benefícios.

Diversos estudos apontam que ler mais de um livro é positivo para a memória e para o raciocínio. Além disso, é excelente para o hábito da leitura, já que você se cansa menos do livro e está mais estimulado a mergulhar na obra.

Gosto de conciliar mais de um livro quando estou encarando algum calhamaço ou me proponho alguma leitura mais lenta, justamente para descansar. Listei algumas dicas para quem quer aderir à poligamia literária:

Mesclar gêneros

Um dos principais receios de ler mais de um livro ao mesmo tempo é confundir as histórias e os personagens. O risco disso acontecer é bem menor se você misturar gêneros diferentes, como fantasia, romance, ficção científica, biografia, poesia, contos, etc.

Fazer anotações

Caso a confusão ainda assim aconteça, experimente anotar os personagens que aparecem em cada história. Consulte se precisar, mas o próprio ato de escrever em diferentes lugares já vai ajudar a lembrar.

Usar diferentes plataformas

Para muita gente que investe em um leitor digital, é quase natural ler ao mesmo tempo um e-book e um físico, até pela facilidade de carregar o dispositivo, enquanto deixa o livro em casa. Experimente também escutar audiolivro enquanto executa alguma tarefa mais mecânica.

Separar lugares e horários

Tenha, por exemplo, um livro para ler no horário de almoço, outro no transporte público e outro antes de dormir. O hábito vai te ajudar a andar com todas as leituras ao mesmo tempo.

Não ficar muito tempo longe do livro

No mundo ideal, você deveria ler um pouco de cada livro por dia. Mas se já é difícil encaixar uma obra na rotina, com leituras paralelas o desafio aumenta. Mesmo assim, tente não passar muito tempo sem ler algum livro, pois a memória esfria e você se distancia da narrativa.

Ler em outro idioma

Se tiver conhecimento ou estiver treinando outra língua, aproveite para encaixar um livro em outro idioma. Além de ampliar o leque de leituras, é um jeito fácil de não confundir as histórias, já que a própria língua atua como um divisor.

Misture tamanhos

Um calhamaço é uma companhia para muitas semanas (ou meses). Para não cansar da leitura, encaixe obras menores ou contos. Veja dica de histórias curtas.

Desencane de metas

A não ser que esteja lendo com a finalidade de estudos, fuja de prazos e metas de leitura. Se vai ler mais de um livro ao mesmo tempo, tem que aceitar que vai demorar mais tempo para concluir. Agora, se no meio do caminho sentir que não tem vontade de terminar algum livro, abandone sem medo de ser feliz e deixe a fila andar.  

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.