18 de abril de 2024 Atualizado 22:22

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

‘O sol é para todos’ está entre os mais lidos na Biblioteca Municipal de Hortolândia

Narrado pelo olhar inocente de uma criança, história acompanha o julgamento de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca no sul dos EUA

Por Marina Zanaki

02 de agosto de 2021, às 17h28

O clássico americano “O sol é para todos”, de Harper Lee, aparece na lista dos mais lidos na Biblioteca Municipal de Hortolândia na primeira semana após a reabertura. O livro está em 7° lugar entre os mais emprestados, o que foi definido pela prefeitura como uma boa surpresa no ranking.

Esse livro é, de fato, incrível. Ele conta a história do advogado Atticus Finch, que defende Tom Robinson, acusado de estuprar Mayella Violet Ewell. Nesse livro, o contexto social é tudo. O acusado é um homem negro, a vítima é uma mulher branca, e a trama se passa no sul dos Estados Unidos no início dos anos 1930, um momento histórico de extremo racismo.

Além da história primorosa, a obra tem um destaque especial. É narrada pelos olhos de Scout, a filha do advogado. Mesclando uma sutileza que esconde pistas abaixo da superfície e uma inocência no olhar da narradora, o livro retrata os absurdos do preconceito racial na sociedade americana.

O livro faz parte daquela categoria que é sucesso de público e de crítica. Ele foi vencedor do Prêmio Pulitzer em 1961 e até hoje é um sucesso de vendas. “O sol é para todos” deu origem a um filme homônimo, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, em 1962. É uma obra inteligente e tocante, que vale a pena ser lida e relida.

Confira o ranking completo
A Biblioteca Municipal Therezinha França de Mendonça Duarte, de Hortolândia, reabriu no dia 26 de julho após um ano e cinco meses fechada por conta da pandemia.

Em apenas uma semana, o espaço registrou 150 empréstimos – uma mostra do quanto a população tem sentido falta do acesso gratuito a livros. Abaixo, o ranking com as 10 obras mais emprestados no espaço cultural nesse período:

  1. “Diário de Um Banana – As Memórias de Greg Heffley” – Jeff Kinney
  2. “Diário de Um Banana – Caindo Na Estrada” – Jeff Kinney
  3. “Otomen Um Doce de Garoto – 02” – Aya Kanno
  4. “Rangers Ordem dos Arqueiros – Feiticeiro do Norte Livro 5” – John Flanagan
  5. “Contos da Seleção – O príncipe e O Guarda” – Kiera Cass
  6. “Otomen Um Doce de Garoto – 05” – Aya Kanno
  7. “O Sol É Para Todos” – Harper Lee
  8. “Como Eu Era Antes de Você” – Jojo Moyes
  9. “Made in Heaven Juri – Volume 2” – Ami Sakurai
  10. “Dragões de Étera– Caçadores de Bruxas” – Raphael Draccon
Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.